Resenha Cronicamente Invi Vel

473 palavras 2 páginas
Cronicamente Inviável
O filme representa a complexidade que é viver em sociedade no Brasil. Além dos problemas com a violencia fisica, o caos da sociedade brasileira e a violencia simbolica; dificuldade esta que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida. O dialogo platonico nos ajuda a copreender por meio da filosofia e antropologia que o caos na sociedade brasileira e devida a uma crise etica. Neste contexo socrates associa a Etica a Moral e não se preocupa em diassocialas. Sendo assim e notorio no decorrer da trama que os embates acorridos se dão devido a diversos discursos moralizantes. Cada um com o seu ponto de vista, ponto de vistas estes erraizados pela doutrinaçao moral que cada personagem supostamente recebeu.
Os personagens do filme visam representara grande parte da sociedade brasileira. Os ideais por eles apresentados são reflexo dos discursos etnocentrico presente atualmente em toda sociedade. Religiosos, homossexuais, bracons, negros, indio e etc. Tudo começa em restaurante num bairro rico de São Paulo, cujo dono é um homem de meia idade, refinado e acostumado com as boas maneiras, mas ao mesmo tempo rigoroso. Um escritor que realiza um passeio pelo país, buscando compreender os problemas de dominação e opressão social. Um garçom com traços e atitudes hereditarias de sua descendência européia. Uma rica carioca preocupada ajudar e manter uma a harmonia com as pessoas de classe mais baixa. Seu marido que procura tirar proveito da bagunça típica do Brasil. E a gerente do restaurante, uma pessoa cativante, com um passado encoberto pelas várias histórias que costuma contar para os amigos e os refinados clientes do restaurante.
Existe no nosso contidiano uma série de modelos de “éticas” diferentes que padronizam modos de vida e de ação, por vezes excludentes. O filme retrata o comportamento individualista e a negação do preconceito das pessoas, fazendo com que nos identifiquemos, seja nos pequenos detalhes, seja nas

Relacionados