Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA: A PSICOLOGIA NO BRASIL: UM ENSAIO SOBRE SUAS CONTRADIÇÕES

Assim como o autor faz uma analogia a à afirmação de Gramsci, que de fato é verdadeira, não pode-se estudar algo, sem compreender a essência de seu contexto histórico, de qual esta vinculado, pois, o mesmo diz repeito a sua integridade. Portanto a psicologia como ciência é o que a vemos hoje devido ao seu contexto histórico eacontecimentos reais que marcaram a sua historia em todos os aspectos, e seria vã estudá-la sem compreender os primórdios em que foi construída e modificada no decorrer de seus 50 anos, em todos os âmbitos histórico e sociais a qual foi concebida, enquanto perspectiva de homem e sociedade e demais elementos que permitem compreendê-la como um todo. Mesmo a psicologia como ciência não sendo a únicaforma de oferecer respostas é a mais fiel a realidade, e que quando embasada em fatos históricos, são mais íntegros as informações obtidas, em cada tempo histórico com suas limitações e contradições.
Como é conhecido e foi relatado, o contexto histórico brasileiro, por volta do século XIX, e em seu período colonial, o qual estava fortemente ligado à expansão comercial europeia, girava emtorno do capitalismo, o País era fonte de exploração de todo esse regime. Foi nesse contexto que inicialmente surgiram a produção de saberes psicológicos, ou seja, que se dão aspectos ideológicos ao que se diz respeito a psicologia nos dias atuais. Segundo o autor embasado em diversos autores seria a fase jesuítica que tenha inspirado essencialmente essa busca do conhecimento, pois, foram eles quecomeçaram a produzir e difundir conhecimentos que tinham como função organizar e manter a empresa colonial. Que quando repassados aos indígenas iniciou-se uma certa contradição neste período. entretanto, alguns jesuítas assumiram e defenderam concepções políticas e teóricas, muitas das quais podem ser consideradas saberes psicológicos, que entraram em confronto com esses mesmos interesses.Portanto de acordo com o autor os saberes psicológicos na colônia não são homogêneos, mas internamente contraditórios, ou seja, expressam as relações de exploração da metrópole sobre a colônia. Contudo, esses saberes psicológicos vem compor-se de ideias que dão sustentação às próprias ideias contraditórias e contrapostas na perspectiva do conhecimento sobre o fenômeno psicológico. Em outras palavraso entendimento dessas contradições e de todo esse processo é fundamental para a compreensão das contradições e de todos os saberes psicológicos cujas ideias remetem a mesma realidade que em suas contradições é que se originam de fato a psicologia da época.
O século XIX, em seu surgimento, é palco de grande efervescência intelectual. E com o fim da condição colonial, o Brasil sofreu profundastransformações nos âmbitos políticos, econômicos e sociais, levando a necessidade de formação de quadros para o aparato repressivo e administrativo, este último implicando maior preocupação com a educação e o ensino e que segundo as palavras do autor “ O século XIX foi profícuo na produção de saberes psicológicos, mantendo muitas das preocupações do período colonial, porém, assumindo um carátermais sistemático pela gradativa vinculação institucional e pela melhor elaboração dos conteúdos. As questões sociais tornaram-se o principal foco de interesse médico ou pedagógico, fonte das preocupações com o fenômeno psicológico, o que não lhes conferiu um caráter de compromisso social com os interesses da maioria da população, mas não livres de contradições”. Estas remetem justamente a isto, ofato de que a contradição permanece e que ao longo deste período cuja busca pelo conhecimento foi ampliado com vindas de universidades e ampliando a sede de saber cientifico, porém , em matéria de crença o intelectual brasileiro continuava com um pé na religião católica, remetendo-se novamente ao período histórico anterior, que analogamente ao conteúdo estudado, quando se diz que a “Ciência...
tracking img