Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DO PARÁ
CURSO TECNOLOGICO EM DESIGN DE MODA
BRUNO TOSHIRO

DISCIPLINA - TCC

Trabalho apresentado ao TCC
como requisito avaliativo no
curso de design de moda,
orientado pelos professores Erivaldo Jr e FelíciaMaia

BELÉM –PA
2012

FACULDADE ESTÁCIO DO PARÁ

RESENHA CRÍTICA 01

___________________________
Professores: Felícia Maia e Erivaldo Jr
Data: __________
Nota:_______

BELÉM-PA
2012

Referências:
Livro: Reflexões sobre moda volume VI
Autor: João Braga
Editora: Annembi Morunbi
Organizadora: Mônica Nunes
Valor: R$19,55
Ano: 2006
Gênero: Moda,Beleza & Dicas

Moda educativa
Escrito por João Braga, reflexões de moda tem quatro edições, onde o autor visa estimular em todas suas edições a difusão do conhecimento com suas breves reflexões direcionadas aos estudantes de moda e aos curiosos em geral. O livro é divido em duas categorias com vários artigos. As categorias são GENÉRICOS e ESPECIFICOS.
Genéricos
O primeiro artigo daquarta e ultima edição do livro fala sobre estilo e por extensão, as identidades criadoras. Estilo sempre teve o significado voltado para arte, está sempre ligado a um tipo de registro de linguagem artística, independente de que área especifica. Em qualquer área que seja, o estilo nasce, se desenvolve, cria identidade própria, chega no seu apogeu, se desgasta e entra em decadência até desaparecer.Estilo então seria a subjetividade de um estilista, sua identidade e moda seria a popularização do estilo do criador, sendo assim, moda e estilo estão intimamente ligados e dependentes.
O segundo artigo vem em forma interrogativa ’Desfile de moda ou desfile de estilo?’’ convidando o leitor a refletir mais sobre moda e conceitos. Moda não se limita em vestimentas, moda está ligada a tudo que estaem alta como gosto predominante por questões estéticas e comportamentais, que por será substituído futuramente por outra coisa e assim sucessivamente. Por isso usamos tanto o termo ‘’moda’’ pra nos referir as coisas que estão em alta atualmente, por exemplo: ‘’Corte de cabelo da moda’’, ‘’Bar da moda’’, ‘’Novela da moda’’ e por ai vai... mas quando usado a palavra ‘’moda’’ sozinha, imediatamentepensamos em roupas. Segundo João Braga, desfiles de moda deveriam se chamar desfiles de estilo, pois o que o estilista oferece pro publico, são suas ideias e uma sugestão pra que possa ser aderida pela população e se acontecer essa aceitação pelo publico, ai sim, será moda.
Uma breve explicação de como a moda marcou o século XX é o tema do terceiro artigo. João Braga fala de modo resumido porembem informativo um pouco de cada década do século XX, citando as características mais marcantes de cada década, como por exemplo: Ausencia do espartilho na década de 1910, encurtamento das saias com comprimento até o joelho da década de 1920, alongamento dos vestidos e decote nas costas da década de 1930, aspectos de masculinização da moda feminina da década de 1940, saia rodada e ombros delineadosda década de 1950, moda jovem da década de 1960, consolidação da moda jovem e continuação da moda hippie da década de 1970, moda punk com visualidade agressiva da década de 1980, moda de rua underground da década de 1990.
No quarto artigo o autor faz breve reflexão de como a praticidade e funcionalidade apareceram em alguns momentos do século XX referente ao design de moda. Praticidade efuncionalidade eram algo que andavam meio distantes antigamente, era comum que mulheres se sentissem desconfortáveis com longos vestidos, cinturas marcadas entre outras coisas que as causavam dor e desconforto. Com o tempo esses costumes foram deixados de lado, nos anos 20 trouxeram uma proposta de roupa feminina leve e confortável devido ao contexto da época que valorizava a mulher independente. Outra...
tracking img