Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MICHAEL DA CRUZ
PEDRO HENRIQUE VASCONCELOS
ROSANE ALMEIDA SILVA

Resenha crítica sobre o artigo:
A engenharia e os engenheiros.

Betim
2011

MICHAEL DA CRUZ
PEDRO HENRIQUE VASCONCELOS
ROSANE ALMEIDA

Resenha crítica sobre o artigo:
A engenharia e os engenheiros.

Trabalho apresentado á Faculdade Pitágoras Campus Betim – Curso Engenharia Civil como pré-requisito para aprovação nadisciplina Metodologia Cientifica.

Professor: Weslei Lopes


Betim
2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................... | 03 |
1RESENHA.................................................................................................... | 04 |CONCLUSÃO................................................................................................. | 09 |
REFERÊNCIAS.............................................................................................. | 10 |
ANEXOS......................................................................................................... | 11 |


INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de avaliar se é possível atrelar o ambientedas escolas de engenharia ao desenvolvimento nacional, e a importância da presença feminina nesse setor. Para tal, foram elaboradas recomendações do ponto de vista de especialistas na área.
Para tais recomendações foi necessário comparar o desenvolvimento da engenharia brasileira ao longo do tempo, a necessidade de investimentos para suprir a falta de profissionais capacitados para as vagasdisponíveis atualmente e a importância da mulher no mercado de trabalho.

1RESENHA

CARDOSO, José Roberto. A engenharia e os engenheiros. Revista USP, São Paulo, n.76, p.44-51, dez./fev.2007-2008.

Michael da Cruz
Pedro Henrique Vasconcelos
Rosane Almeida Silva

Segundo o autor do artigo “A engenharia e os engenheiros”, é possível atrelar o ambiente das escolas de engenharia aodesenvolvimento nacional, talvez devido ao fato do curso crescer em uma proporção equiparada ao desenvolvimento industrial. Na década de 70, o curso de engenharia era muito procurado pelos estudantes, e a qualidade dos cursos oferecidos era alta, tudo devido ao fato de tais cursos estarem ligados ao parâmetro de escolas conceituadas. Portanto, os grandes projetos de infra-estrutura não contavam com a ajuda deempresários, o que impossibilitou o crescimento e desenvolvimento desses projetos.
Apesar dos grandes feitos, como ser o primeiro país a ter metrô controlado pela eletrônica de potência, a engenharia, no Brasil, só participava da montagem e realização de estudos. Os investimentos em tecnologia de ponta não eram percebidos como oportunidade de crescimento da área, assim como o aproveitamento dodesenvolvimento da indústria microeletrônica. A partir daí houve grande desvalorização do campo e salários dos engenheiros. A profissão passou a ser vista pelos estudantes de ensino médio de maneira deteriorada e distorcida, sem o valor dado inicialmente, em meados da década de 70.
Com esses acontecimentos, a tecnologia e a inovação passaram a não fazer mais parte do incentivo governamental, o que,para nós, engenheiros em formação é entendido como um dos motivos para a desvalorização da Engenharia, também em de em decorrência desse não incentivo, o autor pondera que dados estatísticos afirmam que em 2002, apenas 8% dos concluintes de graduação provinham da engenharia. Situação que pode ser percebida nas faculdades, onde os cursos de engenharia são quase sempre a minoria. Talvez, uma dascausas, possa ser o desinteresse de estudantes por áreas como matemática, física e química, que normalmente são matérias vistas como mais difíceis pelos estudantes que, devido às dificuldades, desinteressam pela área e que também demandam de mais professores qualificados.
Países com desenvolvimento econômico superior ao Brasil, como Estados Unidos também sofrem com problemas como esse. A...
tracking img