Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

UNIBAN – Anhanguera
São Bernardo do Campo – 2013

RESENHA CRÍTICA
Resenha crítica sobre o texto “Cidade, Democracia e Humanismo’”.

Orientador: Enrique Starchower

UNIBAN – Anhanguera
São Bernardo do Campo – 2013
Resumo
Já não é mais possível imaginar o homem vivendo fora das cidades, pois as cidades unem basicamente tudo que precisamos pra nossa própriasobrevivência nos dias atuais, como por exemplo, os empregos, as moradias, locais para lazer, entre outros fatores igualmente importantes. A questão é que as cidades crescem e se modificam muito rapidamente, o que acaba por gerar graves problemas, como por exemplo, a superlotação, e as condições muitas vezes inaceitáveis de moradia. E o jeito como as cidades vão se modificando, cada vez mais aumenta a enormedesigualdade entre os bairros nobres e os menos favorecidos, o que por si só já é um problema social, e a partir disso, mais alguns problemas são gerados. A pergunta que fica é: Que tipo de cidade nós queremos construir e como governaremos essa cidade?
Palavras-chave: Cidades; Casas; Superlotação; Desigualdade; Problema-Social.

Abstract
It is no longer possible to imagine a man living outsidethe cities, because cities unite basically everything we need for our very survival nowadays, such as jobs, housing, places for recreation, among other equally important factors. The issue is that cities grow and change very quickly, which ultimately lead to serious problems, such as overcrowding and the conditions often unacceptable housing. And the way the cities are changing, increasingly hugeincreases inequality between the suburbs and the poor, which in itself is a social problem, and from this, a few more problems are generated. The question is: What kind of city we want to build and how will rule this town?
Keywords: Cities; Houses; Overcrowding; Inequality; Social Problem.

Sumário
Introdução 1
Resenha Crítica 2
Conclusão 4
Bibliografia 5

Introdução
A cidade seforma a partir das necessidades do homem, porém, ao longo do tempo, e com as drásticas mudanças de hábitos dos homens, as cidades tem se transformado. Com o passar dor anos, e com as mudanças importantes que ocorreram no mundo, como, por exemplo, a revolução industrial, as cidades se modificaram drasticamente assim como os costumes da sociedade.
As cidades têm crescido cada vez mais e a diferençaentre os nobres e os pobres, ficado cada vez maior, e como as diferentes classes sociais tendem a ter comportamentos diferentes, pode-se ver que a cidade normalmente acaba por se dividir em partes.
O Estado deveria entrar em ação no intuito de igualar essa situação, e usar as ferramentas urbanísticas a favor, principalmente, dos mais necessitados, o que normalmente não acontece.

ResenhaCrítica
Em uma breve historia da evolução das cidades, fica claro que a cada mudança significativa que ocorria no pensamento dos homens, a cidade e sua arquitetura eram juntamente modificadas, como foi, por exemplo, no renascimento, no iluminismo, no movimento barroco. A cidade se modifica de acordo com os costumes do povo, pois é formada de acordo com as nossas necessidades.
Grandes acontecimentosacabam por intervir na forma das cidades, como foi o caso da revolução industrial, que acabou por modificar os costumes das pessoas de uma forma drástica o que ocasionou a mudança da cidade como consequência. Pois os homens que viviam no campo, acabaram sendo “expulsos” de lá e vieram pra cidade em busca de novas oportunidades, de se adequar ao novo modo de vida.
Com a ascendência da burguesia foiestabelecido o padrão capitalista nas cidades, e uma nova cidade surgiu por cima dos vestígios que sobravam da antiga cidade da época da produção feudal. A partir dai a aglomeração começou a incomodar e foi preciso se pensar uma organização pra cidade, tanto para seu crescimento, quanto para os problemas já existentes, como a falta de saneamento, o que trazia doenças e pestes graves, entre...
tracking img