Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

PLANTULLO, Vicente Lentini .O papel do administrador financeiro neste início de século XXI. THESIS, São Paulo, ano I, v. 2, p. 45-65, 2º Semestre, 2004.

A presente resenhacrítica visa abordar sobre a temática do administrador, gestor e líder financeiro diante do século XXI e seus desafios para se manter nesse sistema da contemporaneidade. Segundo o artigo intitulado O Papeldo Administrador Financeiro neste Início de Século XXI, o mesmo discute sobre a evolução da administração diante do capitalismo exacerbado e seu constante crescimento.
Assim, o autor traz umadiscussão sobre a postura do administrador financeiro que deve ter uma visão sistêmica, esperando que com os assuntos trazidos possa contribuir para uma mudança na postura desse profissional no mercado eem seu espaço de trabalho.
Traz uma frase em que se baseia a introdução do artigo: “não se pode gerenciar as mudanças, somente estar à sua frente” (1999, p. 54). Esta frase de Drucker éapresentada como uma alerta para que os profissionais tanto da Administração como de outra área para que estejam sempre a frente de sua época com as idéias e pensamentos aguçados para conquistar e saber lidarcom as novas mudanças.
Cabe salientar aqui que o profissional deve procurar novos saberes, conhecimento que possa favorecer um melhor andamento de suas atividades/ função através detreinamentos, cursos, etc. Isso o põe a frente dos demais candidatos na competição crescente na sociedade capitalista que o impulsiona a crescer e a lutar pelos melhores empregos.
A partir da década de 90, oadministrador financeiro era conhecido como tal e passa assim deixa essa nomenclatura para ser chamado de gestor financeiro, pois sua função se expande devido ao sistema capitalista acumulativo. Nomomento presente, passa a ser designado como líder financeiro, pois vai além do ato da gestão de um empreendimento, e sim é uma implicação de responsabilidade social. Portanto, o mundo capitalista...
tracking img