Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| Universidade federal do cearáCENTRO DE HUMANIDADESdepartamento de Psicologia |

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
“O que é científico?”

Aluna: Cibele Maria Gouveia de Vasconcelos
Professor: RicardoPimentel Méllo
Disciplina: Metodologia do Trabalho Acadêmico


Fortaleza, CearáAbril, 2012
CIBELE MARIA GOUVEIA DE VASCONCELOS


RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
O QUE É CIENTÍFICO

Trabalho apresentado para disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico, do curso de Psicologia,da Universidade Federal do Ceará, ministrada pelo Prof. Ricardo Pimentel Méllo.

RESENHA CRÍTICA

ALVES, Rubem. O que é científico. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2009. 80 p.
Nascido em Boa Esperança,em 15 de setembro de 1933, Rubem Alves é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de umasérie de livros infantis. Entre suas obras estão, O Suspiro dos Oprimidos, Variações sobre a vida e a morte, Sobre o Tempo e a eterna idade.
No livro “O que é científico?” de Rubem Alves, o autor escrevede maneira bem simples e agradável dando várias informações sobre o que viria ou não a ser científico. Recorrendo a analogias ele compara ciência e cientistas às redes e pescadores dizendo serciência aquilo que caiu nas “redes” dos cientistas. Usando outra analogia, Rubem compara a mente ao estômago, se utilizando das informações que nós temos acerca do estômago para nos fazer entender melhor amente. A obra é dividida em capítulos, nos quais Rubem se utiliza de exemplos diferentes para ilustrar e dar forma ao seu pensamento. Com o foco narrativo predominantemente em primeira pessoa e comuma linguagem acessível, o autor escreve o livro como se estivesse dialogando com os leitores, tornando, assim, a leitura fluida e bastante simples, como uma conversa entre amigos.
Durante a...
tracking img