Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE SELVÍRIA- FAS

DISCIPLINA: Metodologia do Ensino Superior


Resenha crítica do texto:A Universidade Pública sob nova perspectiva


Alguns estudos sobre a Universidade têm apontado para o papel que a mesma desempenha na sociedade. O texto de Marilena Chauí vem afirmar a Universidade como uma instituição social que exprime a estrutura e o modo de funcionamento dasociedade, dessa forma vemos a presença de opiniões, atitudes e projetos que deram um outro rumo para a educação e para o conceito de universidade. A universidade acaba por ser um reflexo da sociedade, pois está presente de forma direta na sociedade, exercendo e sofrendo influencias que justificam o elo de ligação entre as duas.

Com a reforma do estado a Universidade pública sofreu mudanças nosúltimos anos, passando a ser vista como organização social e não como instituição social. Essas mudanças de patamar no papel da universidade podem ter sido ocasionadas por mudanças ocorridas com relação ao papel da universidade na vida do ser humano, o texto de Marilena Chauí busca passar para os leitores interessado em buscar resposta para o papel da universidade uma teoria acerca da universidadena atualidade e a complexidade dessas mudanças ocorridas na mesma.

As discussões apresentadas por Marilena Chauí sobre a Universidade no Brasil apontam para aspectos conflituosos, a autora problematiza as ultimas reformas que deslocam a educação como um direito, passando a ser um serviço, podendo então, ser privatizado e dessa forma passando para um outro patamar onde entram em cena asinstituições privadas que passam a serem mais presentes dentro da sociedade e na vida das pessoas.

Segunda a concepção da autora, a Universidade é inseparável da ideia de democracia e de democratização do saber, pois Universidade e sociedade são partes de uma mesma relação e ambas só são possíveis em um estado republicano e democrático. É justamente por ser uma instituição socialdiferenciada e definida por sua autonomia, que pode relacionar-se com todo o Estado e com a sociedade de maneira conflituosa, dividindo opiniões quanto à forma de tratar questões, como a divisão e a exclusão social.

A universidade pública sofreu mudanças nos últimos anos com a reforma ocorrida no estado. Com as reforma do Estado realizada no último governo da República, a educação, então, passou aser vista como um serviço privado e não como um direito de cada cidadão. Seu conceito então se baseia na ideia de gestão, planejamento, previsão, controle e êxito. Esse fato acaba por nortear outros rumos para a educação acabando por causar efeitos diretos quanto ao papel e forma como a mesma chega ate a sociedade.

A ideia proposta para a Universidade e sua constituição segue a mesma formado capitalismo atual, que caracteriza-se pela fragmentação da produção, da dispersão espacial e temporal do trabalho, da destruição dos referenciais que batizavam a identidade de classe e as formas de lutas de classes, fazendo com que o atual modelo institucional permita fazer desaparecer a marca essencial da docência, que é a formação.

A Universidade está reduzida a uma organização,onde abandona a formação e a pesquisa para ser competitiva, mesmo que isso implique na sua definitiva fragmentação, produzindo conhecimento que será apropriado pelos espaços privados.

A autora, demostra diante desse quadro a sua preocupação quanto ao risco da Universidade pública passar por uma modernização que a faça contemporânea do século XXI, sem discutir as causas que originaram essemodelo, que caminha por uma ideia que se chama sociedade do conhecimento sendo que esta é regida pela lógica do mercado, dos resultados e não, de fato, pelo conhecimento.

A Universidade passa por um momento de insegurança muito mais do que incerteza. Segundo a autora “a insegurançanão gera conhecimento e ação renovadora, e sim medo e paralisia, submissão ao instituído, recusa da crítica,...
tracking img