Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Facvest
Disciplina: Prática Pedagógica - 8ª Fase/2012
Professora Rita de Cássia Bleichvel

ESTUDO DIRIGIDO: LIMA,Licínio C. O Currículo na Ação: a Arquitetura da Prática. 2002, p. 201 In: Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública) Portanto, do que se trata ocurrículo na ação pedagógica?

CORREÇÃO DAS PROPOSIÇÕES: O Currículo na Ação

1) Do que se trata o currículo na ação pedagógica?
Um currículo se justifica na prática, enfim, por pretensos efeitoseducativos e estes dependem das experiências reais que os/as alunos/as têm no contexto da aula, condicionadas pela estrutura das tarefas que cobrem seu tempo de aprendizagem. O currículo recai ematividades escolares, o que não significa que essas práticas sejam somente expressão das intenções e conteúdos.

2) Por que, muitas vezes as tarefas escolares não são tão amplas?
Existem tarefas ouatividades muito diferentes, de grau diverso de complexidade e duração, envolvendo elementos simples ou mais complexos. Dentro das mais amplas cabem outra mais específicas, inclusão na qual encontramsentido.
Geralmente, a variedade de tarefas escolares praticadas pelos/as alunos/as não é tão ampla como poderia parecer à primeira vista e na teoria. Muito pelo contrário, apesar da dispersão deestilos educativos que caracterizam os/as professores/as, com seus matizes, as tarefas que propõem a seus/suas alunos/as são muito semelhantes, apresentando bastante regularidade, inclusive entre árease disciplinas muito diferentes entre si.

3) Como o ensino pode ser organizado a partir de um determinado currículo?
O ensino viria a ser a organização das tarefas nas condições mais favoráveispara que possam se desenvolver os processos de aprendizagem adequados para obter a apropriação das possibilidades dos conteúdos de um determinado currículo ou parcela do mesmo.

4) Por que o...
tracking img