Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hunter, James C. O monge e o Executivo / James C. Hunter; tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. – Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
MES C. HUNTER é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderançafuncional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan com a esposa e a filha.
O livro se inicia relatando a história de John Daily. Casado, pai de um casal de filhos, executivo de uma empresa renomada, onde passa por enormes dificuldades, tanto em sua vida familiar como em sua vida profissional. Com ajuda de sua esposa, acaba indo passar alguns dias em um mosteiro paratentar refletir e colocar ordem em suas decisões.
No capítulo um, As Definições, o autor descreve o verdadeiro significado de liderança, deixando claro que, liderança não pode ser confundida com poder. Um dos principais aspectos do líder é saber ouvir, ficar atento ao que se passa em seu cotidiano, tomando decisões e aplicando princípios. Um bom líder acaba por influenciar os demais.
No capítulodois, O velho paradigma, o autor identifica os velhos paradigmas e adaptação aos novos, para uma melhor socialização. Explica também, como eram as empresas de antigamente comparando-as com as de atualmente. Onde em tempos passados, a estrutura dos sistemas das empresas eram bastante exigentes, fazendo com que todos atendessem as vontades do chefe, onde visava apenas o lucro. Já as empresasatualmente, proporcionam uma nova estrutura, baseada na liderança, pois todos almejam a satisfação dos seus clientes, sendo o lucro uma consequência. Ressalta também, que o sentimento de respeito é essencial para liderar um determinado grupo.
No capítulo três, O modelo, mostra um modelo de liderança, que se baseia na liderança; autoridade; serviço e sacrifício; amor; e vontade. Quando o autor se refere aserviço e sacrifício, está desenvolvendo um dos papéis da autoridade/liderança. Quando ocorre a satisfação, é preciso realizar sacrifícios por aqueles que são servidos, realizando apenas as necessidades e não, as vontades. De acordo com o autor, “intenções mais ações é igual à vontade”.

No capítulo quatro, O Verbo, Hunter, após já ter trabalhado os princípios da liderança e especificado ocomportamento para se tornar líder, começa a falar sobre o fator de maior importância dentro da liderança: o amor ágape. De fato, a liderança, autoridade, serviços e sacríficos estão ligados ao amor. Hunter também cita as características que satisfazem a liderança e o amor, e que um líder deve ter para se conseguir um adequado modelo de liderança: Paciência (mostrar autocontrole); Bondade (dar atenção,apreciação e incentivo); Humildade (ser autêntico, sem pretensão ou arrogância); Respeito (tratar os outros como pessoas importantes); Abnegação (satisfazer as necessidades dos outros); Perdão (desistir de ressentimento quando prejudicado); Honestidade (ser livre de engano); e Compromisso (sustentar suas escolhas).
No capítulo cinco, O ambiente, Simeão relata sobre o amor, sobre Deus e sobre afé, mostrando a importância desses fatores em nossas vidas. Um ambiente saudável tem uma grande importância para as pessoas crescerem enquanto seres humanos e terem vasto sucesso, criando as condições adequadas para fazer com que o crescimento aconteça. Para nós, o cuidado é essencial, a atenção é fundamental, pois o líder é responsável pelo ambiente que existe em sua área de trabalho. Para isso, épreciso estabelecer normas e comportamento. Outro fator importante é o papel da motivação para a mudança, que é essencial; e tal influencia suas escolhas.
No capítulo seis, A escolha, o tema central é o comportamento, compreendido como sendo apenas um motivo do problema real, tanto na família como na empresa. Nossos pensamentos, sentimentos, crenças – nossos paradigmas – exercem de fato grande...
tracking img