Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Mariane Silveira Santos

SILVA JÚNIOR, Nelson Aleixo da. SATISFAÇÃO NO TRABALHO: Um estudo Entre os Funcionários dos Hotéis de João Pessoa. Psico-USF, v.6, n.1, p.47-57, jan./jun. 2001.Satisfação no trabalho: um estudo entre os funcionários dos hotéis de João Pessoa.

A motivação, satisfação e insatisfação no trabalho tem sido alvo de muitos estudos e pesquisas de teóricos ao longo doséculo XX. É muito difícil descobrir o que motiva, o que satisfaz um trabalhador. E apesar das décadas de estudos as opiniões dos pesquisadores em relação a este assunto são controversas. De acordo comvários autores, a motivação está sempre relacionada a possibilidade do alcance de objetivos.
Um estudo sobre motivação, satisfação e insatisfação foi feito com os funcionários de 14 hotéis da cidade deJoão Pessoa – PB. A população alvo do estudo foram 469 funcionários.
No geral a pesquisa revelou que os funcionários são em sua maioria do sexo masculino, jovens, com menos de um ano no emprego e 43,5%tem no máximo o primeiro grau completo. Para coletar os dados do estudo foi utilizado um questionário, com 31 questões, divididas em duas partes, na primeira parte continha dados como: sexo, idade,cargo, tempo de serviço, entre outros. Na segunda parte foram apresentadas várias questões sobre as variáveis do trabalho: Relacionamento; Salário; Autonomia; Perspectivas.
Ao fim da pesquisa pode-seavaliar que a maioria dos hotéis contrata mão de obra barata, com baixa escolaridade,e com pouca qualificação, oferece um treinamento insuficiente, e exige destes um nível de qualidade que os mesmosnão conseguem apresentar, sendo por este motivo demitidos, iniciando-se um novo ciclo. Em relação ao salário, este apresenta-se como indicativo de insatisfação. Os funcionários afirmam que o fato de nãoser bem remunerado não influencia no desempenho. Entretanto, quando esta afirmativa é confrontada com a realidade, pode-se observar claramente que quando se é mal remunerado existe uma tendência...
tracking img