Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica: Artigo “A perícia psicológica” da autora Sonia Liane

O artigo “A perícia psicológica” da autora Sonia Liane apresenta aspectos específicos da perícia psicológica noâmbito jurídico, discutindo pontos teóricos e caracterizando a perícia psicológica como atividade legitimada do psicólogo.
A autora inicia seu texto falando sobre o trabalho do psicólogo nasinstituições judiciais, sendo que o mesmo encontra-se dividido em duas grandes áreas: Tratamento e acompanhamento institucional e Perícia psicológica.
Ela relata que mesmo após terobtido um reconhecimento legal, os profissionais dessa área ainda encontram dificuldades, as quais podem estar relacionadas à complexidade do seu objeto de trabalho, deste modo, fazer-se necessário todauma equipe interdisciplinar.
Sonia traz aspectos históricos da loucura, desde seu conceito inicial, ao mais recente (doença mental), discorrendo sobre como se deu esse processo, dandoênfase ao advento da Psicanálise e das mudanças provenientes desta.
Em seguida, faz uma abordagem sobre a legitimação do psicólogo como perito, onde traça as atribuições de um do mesmo, bemcomo os decretos e leis que regulamentam a perícia psicológica.
Ao falar sobre a relação entre psicologia e direito, mostra uma visão superficial, na qual estas duas áreas têm como metao entendimento e a predição do comportamento, sendo que ambas apresentam focos de interesse divergentes.
Sonia cita Grisso (1988), o qual discute as diferenças destas duas áreasquando estão diretamente relacionadas à perícia. Ele enfatiza os termos: competências legais e capacidades individuais. Grisso afirma que as competências legais possuem uma estrutura comum, a qualexplicita citando algumas características pertinentes a esta estrutura.
Dando continuidade, a autora fala sobre a perícia psicológica em si. Cita Gudjonsson(1995) que fala sobre a aplicação...
tracking img