Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DNA e RNA
São substâncias químicas envolvidas na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostos que é o principal constituinte dos seres vivos. São ácidos nucleicosencontrados em todas as células e também são conhecidos em português pelas siglas ADN e ARN (ácido desoxirribonucleico e ácido ribonucleico). De acordo com a moderna Biologia, o DNA faz RNA, que fazproteína (embora existam exceções os retrovírus, como o vírus da AIDS).
DNA O ácido desoxirribonucleico é uma molécula formada por duas cadeias na forma de uma dupla hélice. Essas cadeias são constituídaspor um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (T timina, A adenina, C citosina ou G guanina). A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisãocelular cada hélice serve de molde para outra nova.
RNA O ácido ribonucleico (RNA) é uma molécula também formada por um açúcar (ribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (U uracila, A adenina, Ccitosina ou G guanina). Um grupo reunindo um açúcar, um fosfato e uma base é um "nucleotídeo".
Código genético A informação contida no DNA, o código genético, está registrada na sequência de suas basesna cadeia (timina sempre ligada à adenina, e citosina sempre com guanina). A sequência indica outra sequência, a de aminoácidos substâncias que constituem as proteínas. O DNA não é o fabricante diretodas proteínas; para isso ele forma um tipo específico de RNA, o RNA mensageiro, no processo chamado transcrição. O código genético, na forma de unidades conhecidas como genes, está no DNA, nonúcleo das células. Já a "fábrica" de proteínas fica no citoplasma celular em estruturas específicas, os ribossomos, para onde se dirige o RNA mensageiro. Na transcrição, apenas os genes relacionados àproteína que se quer produzir são copiados na forma de RNA mensageiro.
Cada grupo de três bases (ACC, GAG, CGU etc.) é chamado códon e é específico para um tipo de aminoácido. Um pedaço de ácido...
tracking img