Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS

DISCIPLINA: Meio ambiente sociedade e desenvolvimento
Profº Dr. Gesinaldo Ataíde Cândido
Profª Drª. Ângela Maria Cavalcanti Ramalho
Aluna: Mônica Maria Souto Maior

Resenha crítica 1
ROSA, Teresa da Silva. O pensamento ecológico do desenvolvimento. In: VEIGA, José Eli.Economia socioambiental. São Paulo: editora SENAC, 2009.

Rosa (2009) inicia seu artigo, o pensamento ecológico do desenvolvimento, fazendo um chamado para uma reflexão a cerca do engajamento dos Governos em relação ao desenvolvimento sustentável, mostrando que os esforços no âmbito local, nacional e internacional não são reconhecidos, nem capazes de orientar as práticas humanas, para que elas setornem mais respeitosas em relação à natureza e seus ciclos. Observa-se que esse chamado sinaliza que as práticas ecológicas necessárias a um desenvolvimento sustentável têm sido negligenciadas pela sociedade, devido a uma formação cidadã amputada do conhecimento dos deveres, direitos e reponsabilidades que cada um deve incorporar como ser conservador e mantenedor da natureza, não sedesvinculando, assim, do sistema socioambiental do qual faz parte.
Nesta perspectiva, o texto parte da tese que para um desenvolvimento centrado nos valores ecológicos sustentáveis, se faz necessário uma abordagem holística centrada numa nova ética de valorização da vida, tendo como foco o respeito à natureza, a equidade das espécies e a essência ecológica das ações humanas. A tese é tratada e fundamentadaem várias ciências, na biologia são tratadas as noções de ecossistema trabalhando a inserção do ser humano num sistema maior e integrado; partindo em seguida para tratar das questões éticas, relativas à filosofia, como principio norteador das ações humanas frente ao meio ambiente; finalizando com os princípios da economia ecológica para incluir o homem e a natureza num mesmo contexto e sob umaperspectiva holística.
Diante desta visão holística e interdisciplinar, busca-se uma mudança do paradigma dominante, que abstrai o ser humano do conjunto do qual faz parte, e incentiva uma nova visão de mundo, estabelecendo novos caminhos para uma formação cidadã pautados na importância de uma consciência ambiental atuante e participativa.
Desta forma, a autora vai desenvolver seu artigoconsiderando como objetivo de abordagem os elementos éticos que explicam e justificam as ações humanas em relação ao pensamento ecológico do desenvolvimento sustentável se inspirando nas teorias de Paul Taylor e Hans Jonas. Em Paul Taylor, ela busca resgatar a necessidade de uma preservação do mundo natural respeitando valores inerentes das coisas vivas, independentemente de qualquer valor instrumentalque possam ter para os humanos, chamado de Teoria Biocêntrica. Já, em Hans Jonas, ela vai buscar uma proposição ética da indissociabilidade da responsabilidade de cada ser humano para consigo mesmo, daquela que deve ter em relação a todos os demais, chamado de Principio da Responsabilidade. Assim o artigo é desenvolvido considerando dois princípios básicos: o respeito à natureza e a equidade dasespécies.
Em relação ao respeito à natureza, busca abordar o caráter sagrado da natureza para ratificar que a ação humana ecologicamente sustentável deve ser aquela capaz de manifestar respeito pela natureza, considerando assim, um justaposicionamento do sujeito-objeto ético, ou seja, ele é sujeito-ético quando ele, apesar de ser um indivíduo distinto, for fonte de respeito em relação ao outro,sendo capaz de julgar a adequação de suas ações; e objeto-ético na medida em que coopera para a evolução da vida.
Em relação à equidade das espécies, ela vai definir uma relação dialética do ser humano quando mostra que apesar de pequeno dentro de um complexo sistema natural, o ser humano, também, é gigante e responsável pela a manutenção desse sistema, devendo considerar a solidariedade e a...
tracking img