Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

A resenha tem um objetivo que transcende o resumo propriamente dito. Sua função é criticar, ou seja, comentar, analisar, apreciar o assunto em questão. É muitocomum encontrarmos resenhas de trabalhos científicos, literários ou artísticos, tais como de filmes, peças, teatros, músicas, etc.
A palavra crítica sugere, num primeiro momento, umsentido negativo. No entanto, criticar não é somente “falar mal” ou apontar defeitos. Há resenhas que são elogiosas e despertam o nosso interesse para o que está sendo analisado; outras sugerem umareflexão mais aprofundada sobre o tema; há, ainda, aquelas que despertam a sensibilidade do leitor.
Os mecanismos essenciais para compor uma boa resenha crítica são: “levantamento,demonstração por meio de trechos escolhidos, estudo de gênero, análise temática, investigação sobre a linguagem do autor, comparação” com outros autores e trabalhos, “interpretação”.
Paraelaborar uma resenha crítica, é preciso, antes de tudo, ter conhecimento pleno do assunto a ser tratado. As opiniões apresentadas devem ser fundamentadas com exemplos, comparações e outrosrecursos que convençam o leitor da validade das afirmações.

A seguir, trecho de uma resenha assinada pelo crítico literário Antonio Candido, sobre o livro Desconversa, de WalniceNogueira Galvão, cujo tema central gira em torno das “diferentes tarefas de um crítico”.

[...]
Walnice Galvão é uma estudiosa tenaz e obstinada, que não se satisfaz com os achados dasensibilidade e da inteligência, mas procura a cada passo inseri-los na verificação, na comprovação, na demonstração trabalhosa, a qual parece não obstante ao leitor conclusão leve eespontânea. Um conhecimento seguro expresso com a estratégia da elegância. Essa firmeza com flexibilidade se encontra no presente livro, que mostra além disso a versatilidade da autora.
[...]
tracking img