Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Porto Velho, 24 de outubro de 2011.
Faculdade Porto Velho
Acadêmica: Eriadna de Sousa
Professora: Elaine P. Betannin
Adm 10
RESENHA CRÍTICA

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE – SUS
Em 1990, a rede pública teve por parte das autoridades políticas uma atenção diferenciada em relação aos princípios constitucionais, no qual assegura igualdade a todos os cidadãos brasileiros emrelação à saúde. Ampliando os serviços de saúde para o fortalecimento da atenção primária, pois estudos científicos comprovam que se tiver prevenção primária ocorrerá melhores resultados evitando assim possíveis complicações no individuo.
A tarefa que se coloca para a saúde pública no Brasil é seguir um modelo estruturado em rede de atendimento hierarquizada capaz de otimizar aaplicação de recursos disponíveis. Houve grande avanço na saúde, como por exemplo, a diminuição da taxa de mortalidade infantil, atenção ao pré-natal e ao parto, vacinação contra doenças infecciosas infantis, disponibilidade de saneamento básico, entre outros.
Um fato que merece especial atenção é que o Brasil está passando por uma transição epidemiológica, com mudança no perfil demorbimortalidade da população. Atualmente a principal causa de morte são as doenças cardiovasculares dentre outras doenças na fase adulta.
Os serviços oferecidos pela rede pública como o SAMU que funciona 24 horas com equipes de profissionais capacitados é de fundamental importância para organizar o atendimento de emergência e urgência à população. As unidades de Pronto Atendimento 24h sãoestruturadas para atendimento de complexidade intermediária.
O processo de habilitação, implantação e funcionamento da rede de saúde no Brasil requer a participação dos três entes federados, sendo que a União é responsável pela liberação da maioria dos recursos para implantação das UPA e do SAMU, e de parte de seu custeio.
Uns dos objetivos do aperfeiçoamento do SUS é organizar aatenção a gestante, ao parto e à criança até 2 anos de idade, com foco na mortalidade neonatal e materna nos municípios com maior registro de óbitos. Desenvolver ações de vigilância sanitária que permitem prevenir e controlar os riscos à saúde da população oriundos da produção e do uso dos bens serviços. Qualificar a regulação e a fiscalização da assistência à saúde suplementar.
Os programassão muito interessantes, idealiza uma saúde onde os menos favorecidos sejam atendidos com qualidades e que possam ter uma saúde preventiva, mas que na verdade isso está longe de ser realidade. A saúde pública no Brasil é o que se vê, nas grandes metrópoles é uma calamidade, imagine nas cidades pequenas. Ao analisar os programas do Governo Federal verifica-se a necessidade de colocar em prática oque se é planejado a todos os cidadãos brasileiros.

EDUCAÇÃO BÁSICA
A educação básica no Brasil é um processo de formação de indivíduos para que sejam capazes de ter postura crítica e criativa frente ao mundo e contribui para obter conceitos, habilidades e atitudes para o exercício da cidadania e para a redução das desigualdades sociais existentes. A permanência do educando na sala éindependente da cor, raça, sexo, local de domicílio ou condição de pessoa com deficiência, norteado pelo princípio da equidade.
O Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2011-2020, proposto pelo Executivo Federal, onde prevê a ampliação da oferta da educação infantil para atender 50% da população até 3 anos de idade. Para educação infantil, são fundamentais iniciativas como a implantação decreches e pré-escolas nas localidades de menor atendimento, formação de profissionais de magistério e os repasses para a alimentação escolar e a definição de materiais pedagógicos. O ensino fundamental é necessário melhorar a qualidade, expandindo a educação integral. Segundo PNAD de 2009, cerca de 46 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade não tinham concluído o ensino fundamental e...
tracking img