Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme Desmundo
Resenha Crítica
O filme Desmundo (2003), de Alain Fresnot, homônimo da obra de Ana Miranda, retrata a realidade do Brasil de 1570.
Neste tempo, os portugueses que ali estavam, tinham que explorar o mais novo mundo que fora recentemente descoberto, ou seja, dominar os habitantes e estabelecer produção.
Diversas questões foram exploradas pelo filme, como a religião, obediênciadas mulheres ao marido, fidelidade, sexualidade etc. Sendo portanto, o foco de tais questões, a personagem Oribela, uma das órfãs que foram trazidas de Portugal em uma caravela, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de se casarem com os portugueses que ali estavam.
É com a Oribela, a personagem central dessa trama que nos deparamos com o mundo da existência feminina, da religiosidade,do amor, da sexualidade. Tais sentimentos estão fixados na personalidade dela e que nos mostra um ênfase das estruturas mentais produzidas à época.
O papel feminino àquela época, era a de mulher dominada, obrigando ser obediente aos seus esposos e em qualquer momento, houvesse comportamento diverso eram lhe aplicados corretivos severos. Com isso, uma verdadeira humilhação que a mulher sofrera emtal época, onde não havendo também, vontades e opniões por parte delas.
A mulher não tinha domínio de nada, nem de seu corpo, tendo que obedecer caprichos e desejos do marido. Ou seja, deveria ser domesticada, pois era maneira do homem daquela época não sofrer ameaças.
Existia uma senhora que preparava as jovens para o casamento, havendo uma espécie de treinamento, que ditava as cautelas eregras que deveriam tomar perante seu futuro esposo. É devido a essas circunstancias que faz com que Oribela se revolte.
Outro traço bastante marcante no filme diz respeito à questão da linguagem e as representações figurativas que nele são estabelecidas. Em Desmundo a linguagem tem papel representativo nos discursos que aparecem na história. Ela revela, por parte de quem as usa, as posturasimpositivas, audaciosas, resignadas, reveladoras que acontece à época.
Apesar de aparecerem alguns termos indígenas no filme, eles se restringem à tentativa de comunicação entre Temericô e Oribela e nos revela o choque entre as culturas, bastante desiguais, onde o dominador prevalece sobre o dominado, como se pode constatar hoje, com o desaparecimento de inúmeras línguas indígenas.

História doBrasil por Bóris Fausto – Brasil Colonial (vídeo completo)

Boris Fausto, 82, é um historiador e cientista político brasileiro, famoso por sua obra Revolução de 1930 A Revolução de 30 - historiografia e história publicada pela primeira vez em 1970 e considerada ainda hoje um clássico das ciências sociais brasileiras.
Enfim, sem mais delongas, o vídeo começa relatando fotos históricas econcomitantemente surge o Historiador Bóris Fausto falando de como fora descoberto o Brasil.
Explana o Autor que Portugal foi o pioneiro na expansão marítima em detrimento de várias razões. Muito cedo Portugal se transformou em Monarquia, sendo portanto, patrocinada pela coroa portuguesa para diversas expedições, passando a empreender uma grande aventura em busca de novas terras.
Aprendendo com osItalianos de Gênova todas as técnicas de navegação, haja vista ter grande ambiente de águas nas proximidades, precisamente o mar mediterrâneo era realizado como local de treinamento e aprendizagens.
O que beneficiava Portugal era a sua localização no continente Europeu. Sua posição era na “ponta” do continente, ou seja, um país totalmente dominado pelo mar, posto isso, tal localização geográficafacilitava os Portugueses a se lançarem pelo Atlântico afora em busca de novas descobertas, de novas possíveis terras.
Em meio a este documentário, há palavras de Luiz de Camões, que aborda em suma, o que os viajantes passariam, diversos perigos e guerras, senão vejamos:
“As armas e o barões assinalados, que da ocidental praia luzitana, por mares nunca navegados, passaram ainda além da taprobana, e em...
tracking img