Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME DA FACULDADE
CURSO DE ENFERMAGEM

O NASCIMENTO DO HOSPITAL

CIDADE/ ESTADO
ANO
NOME DO ALUNO1
NOME DO ALUNO2

O NASCIMENTO DO HOSPITAL

Trabalho acadêmico apresentado como um dos pré-requisitos para obtenção de nota na disciplina: Antropologia e Sociologia, ministrada pela professora ___________, do curso de Enfermagem, turma _____.

CIDADE /ESTADO
ANO
FOUCALT, Paul-Michel. O Nascimento do Hospital. São Paulo: Graal, 2005.

Paul-Michel Foucalt nasceu em Poitiers, na França, em 15 de outubro de 1926. Estudou na Escola Normal Superior da França, graduou-se em Filosofia na Universidade de Sorbonne. Em 1949, Foucault se diploma em Psicologia e conclui seus Estudos Superiores de Filosofia. Em 1951, Foucault torna-se professor depsicologia na Escola Normal Superior. Neste mesmo ano ele trabalha junto ao Hospital Psiquiátrico de Saint-Anne. Em 1953 ele recebe seu diploma em Psicologia Experimental. Começa, então, a fase mais produtiva, no sentido acadêmico.

RESUMO: O NASCIMENTO DO HOSPITALAR

Trata-se do aparecimento do hospital na tecnologia médica e do momento em que ele passou a ser programado como uminstrumento terapêutico e de intervenção sobre a doença e o doente e também como um instrumento de cura por si próprio ou por meio de seus efeitos. No que trata o instrumento terapêutico, observa-se que data do final do século XVIII e que a partir de 1780 é que o hospital é visto como um instrumento de cura, uma nova prática, a visita a observação sistemática e a comparação. Quando Howard, inglêspertencente a uma organização filantrópica, que percorreu hospitais, prisões pela a Europa entre 1775/1780, realizou suas viagens, elas tiveram como características: defender a reforma e a reconstrução dos hospitais. Já quando Tenon, médico que também foi enviado para percorrer os hospitais, a idéia já era de que os hospitais existentes, deveriam se pronunciar sobre os méritos ou defeitos acerca dosnovos modelos É que não havia teoria nem plano arquitetônico que pudesse dar forma a um bom hospital, somente pelos inquéritos empíricos poderia haver a idéia de um programa para construção dos novos modelos hospitalares.
A partir daí observa-se que o hospital deixa de ser uma figura de um prédio e passa a fazer parte de um fato médico-hospitalar a ser estudado como as outras ciências. Alémdisso, os outros pontos dos inquéritos de Howard e Tenon abordavam de forma clara o ambiente interno dos hospitais, mais do que a parte externa, como: a relação do número de doentes em relação ao número de leitos, a extensão e altura das salas, a mortalidade, a cura, etc. Faz uma relação entre os doentes hospitalizados por ferimentos, com os que os cercam, no caso, a uma pesquisa sobre a relaçãopatológica e espacial, na qual, observa-se um contato com doentes menos graves com doentes em condições graves e contagiosas, Tenon também em sua pesquisa abordou dentro do espaço hospitalar, o deslocamento, o vestuário, lençóis, o pano utilizado para tratar os ferimentos, contudo, comprovou que o uso desses objetos de forma incoerente é a causa das patologias dentro do espaço hospitalar. Dessaforma é visto que o hospital é um instrumento de cura, porém, não era uma cura tão válida, pois havia efeitos patológicos que deveriam ser corrigidos.
Anterior a tudo isso, como forma de compreensão na evolução dos hospitais, analisa-se que a figura hospitalar antes do século XVIII, não era vista como um ambiente de cura e nem a medicina como prática hospitalar. Ele era visto como um localpara abrigar pobres que possuíam doenças infectocontagiosas e necessitavam de assistência. A figura que atuava nos hospitais daquela época era de religiosos que buscavam salvação na assistência aos pobres, como uma mistura dessa assistência com a transformação espiritual, ou seja, dentro desse ambiente a função do médico, ainda não aparece. Neste período do século XVII para o XVIII, a medicina era...
tracking img