Resenha critica - o convite marilena chaui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha critica – (texto baseado em Chauí, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: ética, 2003. Leitura recomendada.)
De acordo com Marilena Chauí a filosofia é o conhecimento racional mediadopela razão da realidade natural e cultural, já a razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. Ela também afirma que o pensamento não-racionalsão as ilusões e pensamento acrítico criados pela pessoa, já o pensamento racional são aqueles que possuem lógica.
O texto afirma que o pensamento racional se da por intuição ou raciocínio, às vezesnos perguntamos se devemos confiar em nossa intuição e a resposta é sim. Devemos confiar nela, embora nem todas as vezes ela esteja certa, mas porque não confiar em uma coisa que pode ter uma grandeprobabilidade de ser verídica, nem sempre é necessário haver uma verdade absoluta para que possamos acreditar que seja verdade. Na maioria das vezes utilizamos da lógica para afirmar se certas coisassão verídicas através do raciocínio, que se da a partir de algumas proposições como a indução, dedução e obdução. De acordo com muitos filósofos para estas proposições é necessário que haja por parte doindividuo, conhecimento, experiência e capacidade de reflexão para que possa tirar suas conclusões e a partir disso afirmar se é verdade ou não. Aí é quando surge uma grande questão, nós já nascemoscom esse conhecimento ou adquirimos com o passar do tempo? Vários filósofos têm uma concepção sobre a questão, alguns dizem que ele vem de forma inata, já outros defendem o empirismo, mas com oconhecimento adquirido concluo que já nascemos com esse conhecimento, só que desenvolvemos e aperfeiçoamentos com o passar do tempo.
Ao decorrer dos séculos vários filósofos se arriscaram a tentar aexplicar o conceito de conhecimento, da onde ela vem e como adquirimos, mas como notamos existes vários conceitos, e com o passar do tempo surgiram varias teorias, mas mesmo assim deixou uma incógnita,...
tracking img