Resenha critica a experiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica:

Introdução:

O propósito do trabalho e realizar uma resenha crítica do filme, com intuito de analisar a violência e os elementos que a compõe. Esta analise será feita tomando por base o conteúdo exposto nas aulas da cadeira de Interdisciplinares III e conhecimentos das ciências de Psicologia, Sociologia e Direito.
A análise se iniciará dissecando-se cada elemento relacionado àviolência, para após tentar explicá-los a luz das ciências citadas acima.
Tentar-se-a também, expor fatos ligados à violência dentro do cotidiano como forma de comparação com a violência do filme no intuito de melhor complementar as explanações. E por fim será realizada uma conclusão com o objetivo de entender melhor a violência e verificar se sua existência é ou não necessária nas sociedades.Anatomia da Violência:

A violência exposta no filme possui múltiplas facetas, sendo elas, a psicológica, a física, o controle social, a situação da perda de liberdade e o caráter amoral dos personagens envolvidos.
Na violência psicológica, o exposto pelo filme retrata situações onde os presos tem de submeter a situações que contrariam sua vontade, seus princípios e suas regras internalizadas. Istose caracteriza como violência psicológica pois não há dano físico a pessoa, apenas a dor psíquica causada por situações que contarias a aceitação da pessoa que as sofre. Já na violência física o filme mostra que ocorrem agressões que geram ferimentos ao corpo e que por conseqüência geram dor ao sujeito levando-o ao sofrimento, ao desconforto e, como é relatado no filme até a morte.
O controlesocial exercido pelos guardas no filme, mostra claramente uma forma de violência onde ocorre à desigualdade de forças, isto é, a caracterização de uma coação por parte de um poder dominante que não permite interação ou negociação para aquisição de direitos ou benefícios para a parte dominada. A perda de liberdade por parte dos presos reforça a violência da situação de controle pois, além de coibirqualquer possibilidade negociação impede também qualquer reação física que possa trazer benefícios à pessoa. Tem-se ainda no encarceramento, a dor psíquica de não poder usufruir da liberdade de ir e vir, fato que gera angústia, insatisfação e frustração nos presos do filme.
Por fim temos alguns elementos de caráter moral expostos no filme que retratam que alguns dos personagens do filme tomam atitudesamorais e que levam todos os elementos de violência a um nível ainda pior devido à geração de um sentimento de vingança e ódio que é criados por tais comportamentos destituídos de moral.
Sendo assim, pode-se observar a quantidade de elementos que envolvem a violência no filme; e deve se observar ainda que o filme expõe com muita perspicácia a soma de todos estes elementos no desencadear desituações que geram muitos prejuízos humanos e sociais. Pode-se cogitar então que se apenas houvesse um dos elementos talvez não houvesse tantos prejuízos, mas como separá-los como bem mostra o filme.

Pensando a Violência:

A violência, como já foi observado nos parágrafos antecedentes, tem muitas faces, e esta multiplicidade faz dela quase que um ente de vida própria. É como se a violência fosseintrínseca a condição humana, mas será que o é?
Para obter-se uma resposta a essa pergunta deve-se, antes tentar averiguar as origens da violência.
É sabido que desde os primórdios da historia do homem a violência estes presente em quase todos os seus feitos, um dado relevante que explica este fato é de que em toda a historia da humanidade teve-se apenas um ano em que não houve guerras acontecendo emalgum lugar do planeta. Isso nos mostra que parece haver uma necessidade de violência associada ao desenvolvimento humano.
Pode parecer estranho, falar que o ser humano só se desenvolveu movido pela violência, porém se isso não fosse verdade, como teríamos sido a espécie dominante no planeta. Claro que alguns dirão que a inteligência nos fez a espécie dominante, porém o maior uso que fizemos da...
tracking img