Resenha critica - a droga é o ópio do povo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA – IESUR
FACULDADE ASSOCIADAS DE ARIQUEMES – FAAr


RESENHA CRITICA

ARIQUEMES
2010
MERIELHI LOPES DE OLIVEIRA

RESENHA CRITICA

Trabalhoapresentado às Faculdades Associadas de Ariquemes – FAAr, para obtenção de nota parcial da disciplina de Sociologia Aplicada a Administração, sob orientação do professor Brian Grielh.

ARIQUEMES2010

RESENHA CRITICA

Merielhi Lopes de Oliveira

“O sofrimento religioso é, a um único e mesmo tempo, a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiroda criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas. "É o ópio do povo."

Karl Max não fala da religião como uma droga ou entorpecente, ele fala que ela é oópio do povo comparando-a com uma forma de aliviar o sofrimento, de encontrar paz, um anestésico para a dor do ser humano.
Comparar a religião com uma droga é chocante hoje em dia e provavelmente foiainda mais na época em que Karl Max fez esta colocação, assim Marx fala da religião não para condená-la, mas para mostrar o quanto o ser humano necessitava e necessita de um ponto de fuga da tristerealidade, o que os leva ao entorpecimento.
No pensamento de Marx a religião trazia conforto e abrigo ao espírito dos necessitados, provavelmente seu intuito nessa época era que o ser humano enxergasse ocapitalismo em que viviam e se sujeitassem um pouco mais ao socialismo que era tão massacrado nessa época.
Mas voltando aos dias de hoje, a visão da religião como o ópio do povo fica cada vez maisdifusa, aos olhos das pessoas, não em sentido generalizado, mas em alguns aspectos algumas religiões, oprimem o seus fieis assim como a hierarquia da época de Marx e assim as pessoas se sujeitam aobediência apenas para fugir da realidade da sua opressão.
Assim como a droga a religião tira dos seus seguidores a visão da realidade fazendo com que eles se abriguem no fanatismo e não respeitem e...
tracking img