resenha critica a administração cientificica

1725 palavras 7 páginas
Resenha Crítica a Administração Científica
A Administração Científica, segundo Taylor surgiu para substituir o improviso e o empirismo na produção para a implementação de métodos científicos.
A principal abordagem da administração cientifica é a ênfase nas tarefas.
Buscando melhores desempenhos e solucionar alguns problemas da administração. Taylor por métodos científicos de observação e mensuração desenvolveu a administração cientifica. Tudo isso causou uma revolução no pensamento administrativo da época, pois o principal objetivo era eliminar o desperdício e assim aumentar a produtividade.
Organização Racional do Trabalho
Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Para Taylor, o operário não tem capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente o método ou processo mais eficiente. Para corrigir isso ele criou nove princípios que seriam métodos científicos que substituem o improviso da produção. São eles:
1. Análise dos Tempos e Movimentos: Buscava a eliminação dos movimentos inúteis e a simplificação dos movimentos úteis trazendo economia de tempo e esforço por parte dos trabalhadores.
2. Estudo da Fadiga Humana: Determinava-se o tempo padrão de um funcionário comum com a utilização de um cronômetro. A administração cientifica pretendia racionalizar os movimentos, eliminando os que produzem fadiga e os que não estejam diretamente relacionados com a tarefa executada pelo trabalhador.
3. Divisão do Trabalho e Superespecialização do operário: Tinha como finalidade a elevação de produtividade do trabalhador, cada funcionário passava a ser especialista na execução de uma única tarefa para ajustar-se aos padrões e normas definidas pelo método.
4. Desenho de Cargos e de Tarefas: Desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função como executar a relação com os demais cargos existentes. O

Relacionados