Resenha critica tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme de Charles Chaplin Tempos Modernos retratou modo da produção capitalista e a reprodução burguesa as péssimas condições de trabalho dos operários, mostrando a extensa carga horária, a máremuneração salarial, o abuso de poder por parte dos burgueses, etc.

Conforme mostra no filme os funcionários tinham que aumentar cada vez mais sua produtividade nas indústrias e assim eram cadavez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem cada vez mais, essa jornada escrava deixava-os cansados ou neuróticos parecendo robôshumanos com isso aumentava a produção o que trazia benefício para classe dos patrões.
Vimos que essa luta por carga horária menor, o aumento de salário e boas condições para trabalhar não existe há poucotempo, mas desde a Revolução Industrial.
A frase do início do filme resume a idéia que o autor deseja passar: “Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada dahumanidade em busca da felicidade.”

O filme Tempos Modernos retrata o abusivo regime trabalhista, onde as pessoas trabalhavam muito e ganhavam muito pouco. Mostra a enorme diferença entre a classetrabalhadora e os burgueses, evidenciando a exploração nas categorias operacionais das empresas. Devido a uma carga horária de trabalho exagerada os operários trabalhavam como robôs, isso os leva aostress.
A exploração era grande para que a produção aumentasse, mas o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes não cobria o preço de necessidades básicas para uma vida digna.O filme também mostra a troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde poderiam reduzir o número de funcionários e com essa troca diminuiria também o tempo de fabricação e o valor gasto.Embora a classe operária passe por todas essas explorações e humilhações, eles ainda sonham em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses...
tracking img