Resenha critica tema o ensino da matematica no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho pesquisaremos sobre o renascimento artístico e científico; as causas da reforma e contra reforma, os iluministas e seus pensadores, os déspotas esclarecidos e a revolução inglesa. Explicaremos de que se tratam cada um desses assuntos mostrando suas histórias e acontecimentos da época.

Renascimento
Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural esimultaneamente um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam atransição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval. O Renascimento Cultural manifestou-se primeiro nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália.
Renascimento Artístico
Foi à evolução dasartes, sobretudo da pintura, da escultura, da arquitetura, da literatura e da música com características e propostas novas. Utilizando-se de temas cristãos ou da Antiguidade greco-romana, a arte renascentista valorizou o homem como a medida de todas as coisas. A escultura e a pintura adquiriram autonomia em relação à arquitetura. As obras dos artistas retratavam a beleza, a harmonia e o movimentodo corpo humano, em perfeitas construções anatômico.
A técnica da pintura desenvolveu-se rapidamente, pois os artistas precisavam retratar o burguês, sua família e os objetos de luxo de sua residência com minúcias de detalhes. Os Médicis, que controlaram a cidade de Florença de 1434 a 1492 transformaram-na em capital do Renascimento. Arquitetos, pintores, escultores, literatos e músicos comoDonatello, Brunelleschi, Ghiberti, Filippo Lippi, Botticelli, Michelangelo, Leonardo da Vinci deram à corte dos Médicis brilho e sofisticação incomparáveis.
Renascimento Científico
Com Renascimento científico, a ciência tornou-se a nova crença. O racionalismo e a experiência substituíram a fé, o misticismo e os livros sagrados na busca do conhecimento. Os renascentistas tinham necessidades deexplicar, explorar, derrubar verdades, eternas colocadas pela religião e desvendar os mistérios da natureza e do corpo humano, como nenhuma sociedade fizera antes. A ciência e a tecnologia dessa época revelam-nos uma sociedade crescentemente curiosa, questionadora, cheia de energia procurando, cada vez, mas, querendo melhorar.
Esse conhecimento científico era privilégio e monopólio de uma minoria decientistas e humanistas que produzia novos conhecimentos e tecnologia que ajudariam os burgueses e os nascentes estados nacionais a ocupar novos continentes e ampliar o comércio. Nicolal Copérnico (1733-1543) teoria heliocêntrica, Jonhann Kepler (1571-1630) continuou o trabalho de Nicolal, Galileu-Galilei (1564-1642) mostrou que o planeta girava em torno do sol, Vesálio (1514-1564), Miguel Servet(1509-1553) e Ambroise Paré (1509-1590) lançaram os princípios científicos da anatomia.
Reforma e Contra Reforma
Desde o século XVI até meados do século XVII, aconteceu na Europa as chamadas guerras das religiões por causa da reforma, nascido na Alemanha e iniciado por Lutero no começo do século XVI, que apoiada por vários príncipes, propagou rapidamente pela Europa ocidental durante a idademédia a reforma, rejeitavam a autoridade do Papa, abolia a celebração da missa, a hierarquia eclesiástica, o celibato clerical, e ensinava entre outras coisas; o livre exame de consciência (pecados). Com a propagação da Reforma, logo apareceram outros reformadores, o que deu logo incentivo para a formação de seitas e denominações diferentes, muitas das quais podemos verificar até os dias atuais....
tracking img