Resenha critica sobre ser pessoa, etica e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola como espaço de socialização da cultura em direitos humanos A escola,principalmente, é espaço democrático dentro da sociedade contemporânea. Servindo para discutir suas questões, possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, trazer as informações, contextualizá-las e darcaminhos para o aluno buscar mais conhecimento. Além disso, é o lugar de sociabilidade de jovens, adolescentes e também de difusão sociocultural.
A escola, enquanto instituição ética e socializadoraconsistem num dos principais meios para a formação crítica e cidadã. E para o exercício dessa incumbência a escola precisa assegurar a realização de atividades que possuem relação com todos os aspectosque envolvem a tarefa maior da escola: a qualidade em educação.
A escola pode e deve ser vista como espaço de prazer, de trocas, de experiências, onde se aprende a viver e a conviver.A escola, em sua função social, tem um olhar constante voltado à sociedade, conectando seu saber com a prática cotidiana doaluno, preparando-o para o exercício profissional. A experiência de vivenciar as situações de aprendizagem ensina o convívio em grupo, indispensável para a vida e o trabalho. E esse convívio em grupodeve ser bem acompanhado e desenvolvido, pois infelizmente onde é pra haver trocas de experiências acaba ocorrendo são discriminações, e as consequências da discriminação na escola refletem-se nodesinteresse pelas aulas, na queda de rendimento, e até na depressão e na evasão escolar. Em muitas situações, o ofendido não se queixa nem demonstra que sofreu com a ofensa, mas seu comportamento muda,torna-se agressivo, disperso ou depressivo. Acredito que a escola deve organizar mostras e eventos destinados a estimular os alunos a refletir sobre questões como a formação do...
tracking img