Resenha critica sistema contábil para gestão da ecoeficiência empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha

O presente texto se trata de uma resenha crítica do artigo “Sistema Contábil para Gestão da Ecoeficiência Empresarial”.
Em suma, o enfoque principal deste é a apresentação do conceito de Ecoeficiência e de sustentabilidade ambiental, mostrando as diferenças existentes entre empresas ecologicamente sustentáveis e não sustentáveis e as finalidades das ações ecológicas empresariais, bemcomo a evidência da Contabilidade da Gestão Ambiental como provedora de informações sobre a conseqüência econômico – financeiro – ambiental – operacional de manter ações ecológicas empresariais.
O texto subdivide-se em 7 seções básicas, que são INTRODUÇÃO, PROBLEMA, ESTRATÉGIA DE PESQUISA, PROPOSIÇÃO, PESQUISA EMPÍRICA, ANÁLISE DOS RESULTADOS e CONSIDERAÇÕES FINAIS. No parágrafo a seguirapresenta-se um resumo do artigo resenhado.
A integração entre “Responsabilidade Social Corporativa" e "Sustentabilidade Empresarial" pode tornar um negócio sustentável. Este artigo relaciona Contabilidade e Sustentabilidade, que estão focadas na contabilidade das atividades relacionadas com a proteção do meio ambiente; são chamados de "ações ecológicas empresariais (ou atividades ambientais)" e de"gastos ambientais" aqueles incorridos com estas atividades. Uma ação ecológica empresarial (ou atividade ambiental) representa um conjunto de tarefas com uma finalidade de proteção dos ecossistemas. Programas Ambientais consistem em um conjunto de atividades e recursos destinados à proteção do meio ambiente e podem atuar sobre os resíduos emitidos pela própria empresa durante o processamento de seusprodutos e serviços. Programas de educação ambiental são de fundamental importância e ainda um modo de proteger os ecossistemas. Contudo, com elas a empresa não anula ou reduz o efeito tóxico dos resíduos emitidos durante o processamento de seus produtos e serviços. Empresas que não mantêm ações para atuar sobre seus próprios resíduos não são capazes de integrar desempenho ecológico e econômico.Uma ação ecológica somente aumenta a sustentabilidade quando integra desempenho econômico e ecológico; este é o conceito mais adequado para “ecoeficiência”. Esta ainda tem por meta integrar eficiência econômica e ecológica, e busca, ao mesmo tempo, reduzir os custos empresariais e eliminar, durante todo o processamento dos produtos e serviços, o impacto negativo das operações empresariais nosecossistemas. A ecoeficiência é alcançada quando uma empresa consegue satisfazer às necessidades humanas, trazer qualidade de vida, reduzir progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo de suas operações, a um nível, no máximo, equivalente à capacidade de sustentação estimada da Terra. Significa integrar desempenho econômico e ecológico. Expressa a competência da empresa emoperar sem contaminar o meio ambiente e consumir recursos naturais conforme a capacidade de sustentação dos ecossistemas. Reduz o desperdício e obtém mais lucros; através de um processo que direciona os investimentos e o desenvolvimento de tecnologias para gerar valor ao acionista, minimiza o consumo de recursos e elimina o desperdício e a poluição.
A Contabilidade deve estar estruturada parafornecer informações sobre o fluxo físico e monetário envolvidos com as entradas e saídas do sistema empresa e o efeito da manutenção de ações ecológicas sobre esses fluxos. Um Estudo de Caso na essência consiste no caminho percorrido pelo pesquisador para testar a proposição do estudo. Permite uma investigação de processos organizacionais e administrativos em um ou mais contextos e serem alvos deestudos em Contabilidade. As ações ecológicas são exemplos de processos organizacionais e administrativos mantidos por empresas com o intuito de proteger o meio ambiente. Coletam-se os dados sobre a finalidade da ação ecológica na descrição dos projetos empresariais de proteção do meio ambiente por meio da Análise de Conteúdo.
As proposições servem para orientar o Estudo de Caso. Permitem a correta...
tracking img