Resenha critica serviço social na contemporaniedade iamamoto

1779 palavras 8 páginas
A Família Brasileira: mudanças em um cenário Pós-Moderno

Segundo Rouanet, a pós-modernidade reflete-se através de um novo cotidiano marcado pela invasão da tecnologia, dos novos meios de comunicação e da estética do consumo. Para ele, a pós-modernidade e seus congêneres, enquanto um momento de superação da modernidade, não é nada além de uma ilusão. Em sua ótica, a modernidade tem passado por mudanças, precisa ser em muito melhorada, mas ela não chegou ao fim, embora esteja em profundo descrédito:

O desejo de ruptura leva à convicção de que essa ruptura já ocorreu, ou está em vias de ocorrer. Se for assim, o prefixo pós tem muito mais o sentido de exorcizar o velho (a modernidade) que de articular o novo (o pós-moderno). [...] À consciência pós-moderna não corresponde uma realidade pós-moderna. [...] Essa é a verdade do pós-moderno. Sua ilusão é a tentativa de reagir às patologias da modernidade através de uma fuga para frente, renunciando a confrontar-se concretamente com os problemas da modernidade.

Entretanto, há autores que admitem o pós-moderno como algo que já está aí, embora não haja unanimidade sobre as suas características.

O presente ensaio crítico apresenta uma breve análise acerca das transformações no âmbito familiar dentro de um contexto social, histórico e cultural específico, enfatizando ainda os impactos que a pós-modernidade apresenta no seio familiar.
Em virtude do modelo econômico capitalista e da Revolução Industrial, que separou o mundo do trabalho do mundo familiar, ocorreram mudanças na sociedade estabelecendo novos parâmetros para os arranjos familiares. Tais mudanças relacionam-se com o crescimento tecnológico.
O conceito de família está vinculado à relação de posse e poder imposta pela sociedade burguesa, sendo dessa forma uma construção social que se justifica como consangüínea para se naturalizar socialmente. O modelo conjugal inicial era o modelo nuclear constituído por pai, mãe e

Relacionados