Resenha critica psicogenese da lingua escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicogênese da Língua Escrita

“A criança é também um produtor de textos desde tenra idade” (1985 p.181). Para as autoras as crianças expressam tentativas de escrita diferenciadas das tentativas de desenho a partir dos dois anos e meio a três anos, seja com traços ondulados contínuos imitando a escrita cursiva ou com círculos verticais descontínuos imitando a escrita de imprensa. Sabe-se quequanto mais estimulada for a criança e quanto mais cedo lhe forem proporcionados materiais que permitam a tentativa de escrita, mais familiarizada com o mundo das letras, da leitura e da escrita ela será, o que facilitará muito o desenvolvimento da sua interpretação.
Porem, imitar o ato de escrever é diferente de interpretar a escrita produzida, e a principal pergunta no estudo das autoras é emque momento a criança é capaz de interpretar sua própria escrita. Com o objetivo de compreender como a criança constitui a sua própria escrita e os progressos em direção à compreensão e interpretação, ou seja, quando a criança começa a processar a sua escrita e a dos outros para transformá-la em informação.
As autoras também escrevem sobre a importância do nome próprio, pois quando a criançacomeça a interpretar sua escrita, ela utiliza em todas as tentativas e situações as letras do seu nome para representar as palavras que escreve.
O nome próprio é o ponto de partida para a construção da escrita, pelo seu valor afetivo e por ser a primeira forma escrita dotada de estabilidade, ou seja, a primeira palavra reconhecida pela criança. Considerando a relevância do nome próprio no processo deaprendizagem realizaram-se também estudos concentrados nele.
Partindo de suas experiências as autoras propõem cinco níveis de desenvolvimento da escrita infantil:
Nível 1- Escrever é reproduzir traços que a criança identifica como básicos e todas as escritas são semelhantes, mas as crianças consideram diferentes conforme suas intenções. Cada criança é capaz de interpretar sua escrita, mas nãoescritas prontas e a dos outros, sendo assim, a escrita não pode funcionar como meio de transmissão. Aqui aparecem tentativas de correspondência figurativa entre a escrita e o objeto referido, por exemplo: a criança espera que o tamanho da escrita do nome das pessoas seja proporcional ao seu tamanho ou idade.
Também neste nível a criança começa distinguir escrita e desenho, apesar de aindamisturar números com letras ou exigir um número mínimo de letras conforme o objeto referido .
Nível 2- Neste nível a criança pensa que para poder ler coisas diferentes deve haver uma diferença objetiva nas escritas, mas as formas de seus grafismos começam a se definir, aproximando-se mais das letras, porem ela continua acreditando que precisa de um numero mínimo de grafismos para poder escrever, esomente muda a ordenação desses grafismos pra diferenciar as palavras. A maioria usa as letras de seus nomes para representar as palavras.
Nível 3- A criança mostra um progresso mais significativo, pois começa a acontecer a hipótese silábica, onde ela apresenta uma tentativa de dar um valor sonoro às letras, assim cada letra vale por uma silaba.
Nível 4- Acontece a passagem da hipótese silábica paraa hipótese alfabética. Neste nível a criança entra em conflito entre a hipótese silábica e a quantidade mínima de caracteres que ela julga necessários para escrever uma palavra, entrando às vezes em contradição.
Nível 5- Este é o nível da escrita alfabética onde a criança é capaz de compreender caracteres, silabas e valores sonoros. Aqui ela encontrará as dificuldades da ortografia, mas não terámais problemas com a sua própria escrita.
Também foram estudados os progressos das crianças em relação a outras palavras, outros textos, sua idade, escolarização e procedência social, onde conclui-se que o meio interfere no desenvolvimento da escrita pois sem novas informações , estímulos e oportunidades a criança não será capaz de progredir.É imprescindível que os adultos em contato com...
tracking img