Resenha Critica - Moravianos

1293 palavras 6 páginas
MORAVIANOS

Você certamente já ouviu aquela canção que diz: "QUE O CORDEIRO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO", linda não? Mas você sabe quem era de fato os Missionários Moravianos?
Os Moravianos foram os primeiros protestantes a colocar em prática a ideia de que a evangelização dos perdidos é dever de toda a igreja, e não somente de uma sociedade ou de alguns indivíduos.
Anteriormente, a responsabilidade pela evangelização havia sido lançada nos degraus dos governos, através das atividades colonizadoras.
Os Moravianos, contudo, criam que as missões são responsabilidade de toda a igreja local. Devido ao seu profundo envolvimento, esse pequeno grupo ofereceu mais da metade dos missionários protestantes que deixaram a Europa em todo o século XVIII, de fato a história dos Moravianos antecede a Reforma. Conhecidos originalmente como os Unitas Fratrum, ou a Unidade dos Irmãos, esses cristãos Checos foram os seguidores do mártir John Huss, um reformador antes da Reforma.
Ele foi martirizado em 06 de julho de 1415. Após a morte de Huss, seus seguidores, experimentaram um verdadeiro ressurgimento. Eles se reorganizaram no ano de 1457, e no tempo da Reforma havia entre 150 a 200 mil membros em quatrocentas igrejas por toda a Europa Central. Mas, no levante das guerras dos 1600, a Boêmia e Moravia (República Checa) foram dominadas por um rei católico romano, o qual desencadeou uma terrível perseguição contra os Moravianos. Foram todos espalhados e se tornaram refugiados. Por quase cem anos procuravam fugir da perseguição. Por causa disso formaram urna poderosa rede de cristãos clandestinos. Quando cruzaram a fronteira da Alemanha, ouviram de um lugar conhecido como Herrnhut, uma pequena faixa de terra na propriedade de Zinzendorf, ali se estabeleceram.

O trabalho dos Moravianos foi guiado por um número de características que os distinguiram. Primeiro, eram profundamente dedicados ao Senhor Jesus Cristo. Eram extremamente cristocêntricos. Numa certa ocasião,

Relacionados

  • A Paixão de Cristo – A Verdade pela Fantasia - Karina Kosicki Bellotti
    3533 palavras | 15 páginas
  • A história da igreja
    49447 palavras | 198 páginas
  • 6549294 Evangelico John Stott Ouca o rito Ouca o Mundo
    136262 palavras | 546 páginas