Resenha Critica Masseto Cap 1 E 2

1132 palavras 5 páginas
Resenha crítica

Livro 04 – Competência pedagógica do Professor universitário.
Masseto, M. T. Capitulo 1 – Necessidade e atualidade do debate sobre competência pedagógica e docência universitária

O texto tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a estrutura organizacional do ensino superior no Brasil, discutindo o papel do professor, sua relação com o aluno e as mudanças no ensino universitário.

Tradicionalmente, a relação entre professor e aluno se pautava na ideia de que o professor era o detentor do conhecimento e experiência profissional, enquanto o aluno seria aquele que “não sabe, não conhece”. O requisito para a docência se resumia a possuir conhecimento, ter experiência profissional e entender profundamente sobre o assunto a ser ministrado. Quem sabe, automaticamente sabe ensinar, considerando que aulas expositivas e palestras sobre determinado assunto de domínio são exequíveis por docentes, sob esta ótica.

Porém, considerando um ponto de vista mais abrangente e atual, o professor precisa ter, além de conhecimento, competência pedagógica, afinal é um educador. O impacto da nova revolução tecnológica sobre a produção e socialização do conhecimento e da formação dos profissionais mudou a dinâmica da docência. Se antes as universidades eram centros de pesquisa, produção e divulgação do conhecimento, hoje a função é também desempenhada por outras instituições. O acesso universal a informações tem também impactou nesta nova concepção do ensino superior. O papel do professor como repassador de informações atualizadas sobre está chegando ao limite.

O professor não é o único detentor do saber. O diálogo com outras fonte de conhecimento e pesquisa deve ocorrer, como parte da nova perspectiva da relação aluno/professor. O novo profissional que ingressa no mercado de trabalho deve estar em educação continuada, de ter capacidade e adaptação ao novo, ser autônomo, cooperativo, ter iniciativa, criatividade, ser capaz de intercambiar imaginação e ação, saber

Relacionados

  • Fé e razão
    20838 palavras | 84 páginas
  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas