Resenha critica harry potter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Harry potter 7

J. K. Rowling se supera nesta última sequência da saga Harry Potter. A autora mergulha fundo em temas já delineados nos livros anteriores, como as questões da morte e daalma humana. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte ela desconstrói a imagem de alguns personagens, principalmente a do ‘bondoso’ Professor Dumbledore.
A escritora salienta a idéia de que o heróiclássico está morto, pois não há mais lugar na sociedade contemporânea para seres imaculados e intocáveis, completamente distantes do homem comum. O próprio Harry é um personagem cada vez mais atormentado edividido, ligado a maior parte do tempo à mente de seu principal adversário, Lorde Voldemort, momentos nos quais experimenta uma fúria e uma loucura crescentes.
[pic]
Em As Relíquias da Morte aface oculta dos principais personagens é revelada, o que leva o leitor a sentir uma empatia maior por eles, uma vez que seus conflitos e dilemas interiores são semelhantes aos de cada ser. Mesmo entre ospróprios Comensais da Morte é possível encontrar por trás das máscaras criaturas mais humanizadas.
O tema que mais se destaca, porém, é o da própria morte. E aqui, ao contrário do que se podeimaginar, a indagação mais importante não é se a autora decidiu ou não matar o protagonista de sua saga, mas sim a sua concepção sobre esta questão delicada e controvertida.
Logo no início do livro oleitor encontra duas epígrafes que deixam claras as idéias de Rowling sobre a morte, que ela vê como uma passagem, um mero despojamento do corpo físico, a viagem mais significativa da alma humana porpaisagens que, embora desconhecidas, não configuram o fim de tudo, mas sim um novo começo, a possível cura dos males que não se resolvem nas paragens terrenas. Ou, no caso das criaturas sombrias, umamaldição que se prolonga.
Rowling cria, dentro desta visão, um cenário perturbador, dominado pela presença iminente da morte, que parece se impacientar cada vez mais, exigindo incessantemente seu...
tracking img