Resenha critica filme segunda feira ao sol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O objetivo dessa resenha é debater sobre um assunto que é tratado como tema central do filme e também sempre recebe uma atenção especial nos tempos de crise econômica que estamos vivendo, que é o desemprego e os problemas que ele acaba acarretando na vida das pessoas que estam sem emprego e de toda uma sociedade, com um enfoque em um grupo de pessoas em especial que perde o empregode uma hora para outra e estão totalmente desatualizados já que passaram a maior parte de sua vida no mesmo emprego.

DADOS TÈCNICOS
Titulo: segunda feira ao sol. Ano: 2002.
Coprodução: (Itália, Espanha e frança.). Gênero: comédia dramática.
Direção: Fernando Leon de Aranoa. Duração 113 min.Elenco: Javier Bordem (santa), Luis tosar (José), José Angel Egidio (Lino), Nieve de Medina (Ana), Enrique villen (reina), Celso Burgalo (amador), Joaquim Climent (rico), ainda Folch (nata), Laura Dominguez (Ângela).
Autor:
Nascido em 1968 em Madri na Espanha e em atividade até hoje ,Desde o início de infância Fernando Leon de Aranoa foi ligado à pintura e queria se tornar um artista. Ele era bomem música e esportes e tinha uma paixão por quadrinhos que o levaram a estudar arte. Foi enquanto tendo aulas de imagem que o seu interesse foi despertado em filmes. Ele também estudou literatura e escrita. Ele começou a escrever contos, ganhando prêmios por suas narrativas, mas largou o emprego para perseguir uma carreira como roteirista. Com a ajuda de sua literatura e os professores de redação,ele encontrou um emprego escrevendo roteiros para a televisão. Ele se envolveu em filmes pela primeira vez como roteirista em três filmes de Antonio Del real mudou-se para se tornar um diretor, fazendo as Sirenas curta-metragem (1994), que recebeu uma série de prêmios.
Filmes:
Seu primeiro filme foi Família (1996), para o qual também escreveu o roteiro.Em 1998, ele escreveu e dirigiu Barrio ,um retrato da vida de três adolescentes em uma favela, filme que foi muito premiado. E finalmente, em 2002 ele dirigiu segunda feira ao sol , que se tornou um grande vencedor no Prêmio Goya daquele ano, ganhando cinco prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. O filme também triunfou no San Sebastian Film Festival, ganhando o Shell de Ouro de Melhor Filme. A Academia Espanhola de Artes eCiências Cinematográficas selecionou o filme para representar a Espanha no Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.depois de segunda feira ao sol ele ainda dirigiu mais um filme princesas de 2005 que também foi super premiado como todos os outros filmes dele
Como documentarista León de Aranoa dirigiu os Walkers filme mexicano (2001), que ganhou prêmios do festival, em Havana, Los Angeles,Nova York e Alcalá de Henares. Em 2007, ele participou dos Invisíveis documentário direcionando o capítulo intitulado "Buenas noches Documentário. Além disso, em 1994, ele colaborou na direção do Izbieglize e, em 2000, ele escreveu o roteiro do documentário The Back of the World.
Além de escrever seus próprios filmes, León de Aranoa trabalhou como roteirista para outros diretores, ele escreveuos roteiros de Crazy Heart (1997) e 5,0 Fausto (2001). Ele já publicou vários contos, tendo recebido por Antonio Machado prêmio duas vezes. Ele também trabalhou como cartunista e ilustrador.
RESENHA
O filme conta o drama de um grupo de amigos(santa,José,Lino, reina, amador e rico) que vivem em uma pequena cidade portuária da Espanha e trabalham no mesmo porto e de um dia para o outro perdem oemprego depois de ter assinado acordos que abriam mão de seus direitos,o porto não resiste a especulação imobiliária e é vendido para um grupo estrangeiro que pretende construir hotéis a beira mar, quebrando aquilo que era a base econômica da cidade e deixando vários desempregados, que não podem mais consumir e com isso desacelera o comércio gerando desemprego no comércio e isso vira uma bola de...
tracking img