Resenha critica filme olga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Personagens deixam a história e entram na alcova

Diretor do filme imprime uma visão restrita ao casal de revolucionários, retirando todo o caráter político.



Como apontou Jean-Luc Godard hámais de uma década, foi com a “Lista de Schindler”, de Steven Spilberg, que o Holocausto entrou para o cinema como um “parque de diversão da história”.
O cineasta lamentava que o americano tivessereconstruído Auschwitz em Hollywood” e com isso tirado daqueles acontecimentos todo o caráter de ignomínia, sua excepcionalidade como horror do indizível e do irrepresentável pelo cinema. A partir deentão, o Holocausto foi banalizado em sua brutalidade pela estética, pela infantilização do tema, pela facilidade sentimental de esquemas dramáticos simplificados.
A operação resultaria emestrondoso sucesso comercial. Cinqüenta anos depois do fim da Segunda Guerra, o cinema conseguiu normalizar o Holocausto, domá-lo em suas significações mais profundas e hediondas.
Certamente pode-seencontrar alguns pontos em comum entre os procedimentos de Spilberg e o que se pode ver em “Olga”.
O filme conta a vida de Olga Benário, que, nos anos 20, como tantas e tantos outros, aderira ao comunismocom a esperança de mudar o mundo, para o qual a experiência da Revolução Russa de 1917 significava uma possibilidade de superar a desigualdade social, o papel secundário e subserviente da mulher, assimcomo de absorver de modo fraterno diferentes nacionalidades ou credos (como o judaísmo), responsáveis, justamente, por tantos conflitos.
Era, antes de tudo, uma revolucionária e foi nesse papel queconheceu Luiz Carlos Prestes. Certos ou errados, esses indivíduos e seus grupos, em seu tempo, pensavam que podiam tornar, com sua ação, o mundo mais justo e humano. Não limitavam seus sonhos àrealização na esfera pessoal de sentimentos ou riqueza. Tinham a pretensão de agir em nome daqueles que necessitavam.
Nessa trajetória, apaixonam-se, sofrem enormes reveses - pois a revolução que...
tracking img