Resenha critica escola e familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA FAMÍLIA, ESCOLA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO


O TEXTO “Família, Escola e Meios de Comunicação”, fala sobre a família, a educação primária, A repressão dos desejos, A aquisição da linguagem, O caráter social da família e o cotidiano da escola.
O grupo considera as abordagens feitas pelo autor, fundamentais, pois são bastante esclarecedoras quanto ao queocorre conosco enquanto indivíduos inseridos em sociedade. É como se estivéssemos nos olhando no espelho, é na verdade um choque de realidade. Faz com que pisemos em terra firme. Nos mostra o quanto se faz urgente que nos posicionemos como cidadãos críticos.
Concordamos quando o autor diz que estamos entrelaçados uns com os outros. É verdade também, quando nos diz que nos relacionamos com outraspessoas , e muitas das vezes fazemos amizades, por necessidades, por ele denominado, o lado prático da vida. Segue ainda dizendo, que isso também é o que dá fundamento aos grupos sociais a qual pertencemos. EX: Família, escola, Igreja etc...
Para o autor a organização familiar muda no decorrer da história do homem. Com isso podemos observar que não é mais possível definir família como pais, filhose outros parentes que se organização em mesmo ambiente. Atualmente temos em nossa sociedade famílias com pais separados, adoção e mulheres como chefe de família. Mesmo assim a família continua sendo para o autor a principal responsável pela socialização de suas crianças.
Segundo, ele, a família, entra com a função social de garantir o provimento das crianças, educando-as moralmente com valorescondizentes com a cultura em que vivem. E assim futuramente exerçam funções produtivas, necessárias à vida em sociedade.
Lacan mostra-se ciente da importância de todas as instituições sociais, mas da ênfase ao quanto é relevante o papel da família na transmissão da cultura.
Quando no texto o autor discute a educação primária, sendo a família como responsável, podermos nota que muita das vezes afamília esta deixando esse papel sobre a responsabilidade da escola. Porque tem pais que não tem tempo de educar seus filhos, as crianças estão indo para creche ainda recém-nascida, e permanecendo em tempo integral, para que seus pais possam trabalhar.
Em relação ao que não concordamos na educação primária, é o fato de que seja predeterminado pela sociedade e reproduzido pela famíliaconservadora, o que é brinquedo de menino ou de menina, o que é função da menina e o que é função de menino. Acreditamos que o que é predeterminado biologicamente não deva ser mudado, como é o caso da mulher gerar um filho e que o homem seja o provedor da família. “Agora se tratando de cultura” que é tudo que foi criado pelo homem e desenvolvido historicamente por ele, pensamos que cada um sabe das suaslimitações, e por isso, discordamos quando ouvimos certas frases como “isso é brinquedo de menino”, ou “isso é trabalho pra homem”. São tabus que vem sendo quebrado há algum tempo. Hoje já podemos encontrar com certa frequência, mulheres exercendo funções consideradas masculinas, e o mesmo acorrendo com os homens.
Como exemplo, temos mulheres trabalhando com engenharia civil, motoristas de ônibus eaté mesmo como mecânica automotiva. No caso dos homens, temos aí os chefes de culinária, bailarinos profissionais e muitas outras.
Quanto á repressão dos desejos, é fato que nascemos instintivos, por isso, concordamos quando Lacan diz que o ego da criança é frágil e por tanto não tem condições de evitar exigências do prazer vindas do inconsciente, e que essas exigências muitas das vezes não sãoaceitas pela nossa civilização. Sendo de suma importância a família intervir ensinando a criança a respeitar os tabus, as limitações culturais do prazer, pois é durante nosso desenvolvimento que criamos estruturas que nos permitem interromper ou mandar de volta para o inconsciente, pensamentos ou desejos proibidos pela nossa sociedade.
O autor deixa isso claro quando diz que é na família que a...
tracking img