Resenha critica: economia do truismo (cap. 2 e 3 )

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA – ESAMAZ
SAUL SMITH MORAES

RESENHA CRÍTICA:
ECONOMIA DO TURISMO (cap. 2 e 3).

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de TURISMO, da turma TU5NA da EscolaSuperior da Amazônia – ESAMAZ, sob a orientação da Professor Armando Meirelles.

Belém- PA
2011

RESENHA:
ECONOMIA DO TURISMO: Noções Gerais de Economia do Turismo; Teoria Econômica do Turismo:Aspectos Microeconômicos.
Saul Smith Moraes¹

A primeira parte do texto trás algumas definições de economia e turismo e mostra que bens e serviço são riquezas produzidas pelo homem para suprir anecessidade de consumir. Se não houvesse (bens e serviços), não haveria economia. Para os autores, com base em Alfred Marshall, a utilidade (satisfação) proporcionada para o consumidor de certo bem ouserviço diminui a medida que ele consome mais disso. O consumidor acaba sendo mais seletivo, racionalmente escolhe consumir o que mais ele necessita, o que acaba tornando essa necessidade única para cadapessoa.
O turismo é descrito como um bem ou serviço útil parra os indivíduos suprir suas necessidades de lazer, como profissionais e de negócios. Dessa forma podemos afirmar o grande potencialeconômico do turismo. A definição de produto turístico também vem presa nesse potencial devido às possíveis formas de combinação que podem ser feitas entre eles.
O objetivo da analise microeconômica dentro doturismo objetiva estudar o comportamento das empresas turísticas, do mercado turístico e do turista. Este ultimo, é considerado por Lage e Milone o principal agente econômico dessa cadeia e emborasuas limitações econômicas, demanda produtos e serviços que mais eles priorizem no momento. Fatores como preço dos produtos turísticos oferecidos, nível de renda dos turistas e seus gastos, influenciama escolha de determinado local para visitar.
A aplicação do fator elasticidade, que é a variação percentual da quantidade de demanda de produto turístico em relação ao preço dos mesmo ou/e a...
tracking img