Resenha critica do livro repensando a organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma visão histórica da teoria da organização

A compreensão da organização está envolvida numa gama de teorias, o papel dos teóricos fundadores Taylor e Fayol, as transformações sucessivas que ampliaram a complexidade da teoria, a multiplicidade simultânea da situação atual e, por fim, o papel da Psicanálise e da Psicossociologia como marcos de uma nova perspectiva de entendimento do fenômenoorganizacional.
As concepções mecanicistas, relações humanas, burocráticas, sociotécnicas e sociopolítica, contribuem para compreensão do fenômeno organizacional contemporâneo.
A participação da psicanálise nesta compreensão trouxe às organizações um olhar aos processos inconscientes, para a vida pulsional e para a força dos desejos. A psicossociologia veio somar com a contribuição dapsicanálise, permitindo uma nova construção sobre os vínculos organizacionais e, especialmente, sobre o desenvolvimento das relações de poder, trazendo uma abordagem inovadora à teoria das organizações.

A psicanálise

Para a psicanálise o sujeito passa por cinco tempos básicos, fazendo um link com a organização, temos:
* Nascimento – quando alguém entra numa empresa, tem um lugar que lhe é destinadoe uma função que o nomeia. Por isso que existe a integração para que o funcionário seja integrado à corporação da forma que a empresa deseja.
* Indiferenciação – existem situações em que o funcionário encontra dificuldade para resolver determinado problema e precisa dos gestores para orientá-los a tomar a melhor decisão.
* Estágio do Espelho – somos o que pensamos ser e formamos aspercepções sobre nós mesmos a partir de nossas experiências com os outros. Na organização uma pessoa competente, ao ouvir as pessoas que admira criticando o seu trabalho.
* Diferenciação do Eu do não-Eu – nesta fase a criança se sente facilmente excluída do contexto familiar, necessita que toda atenção esteja voltada exclusivamente para ela. Numa equipe, por exemplo, o chefe pode ser muito amado emuito odiado.
* Inscrição do sujeito numa ordem que o acolhe e que esteja além dele – a dinâmica que funcionamento das equipes é pródigo em exemplos desse processo psíquico, de desejo de atenção e reconhecimento, ciúme e sentimento de exclusão, busca de alternativas de gratificação e opções de realização ou frustação. Quem gerencia equipes e entende esse processo básico, consegue atuar melhor esobreviver aos conflitos e dramas sem se deixar excluir.
A organização reproduz o modelo de relações familiares, seja no aspecto estrutural, como objeto de identificação e objeto de desejo, seja reproduzindo mecanismo que acontecem nas relações familiares. As relações de autoridade, a dinâmica dos lugares de poder ou os mecanismos de comunicação, entre outros processos, são organizados em torno dosdois movimentos pulsionais básicos: vida e morte.
Parte da vida organizacional e da relação sujeito-organização são inconscientes. E a relação sujeito-organização é constituída, também como na família, pelo processo de identificação, com os mesmos mecanismos de se constituir a partir das imagens produzidas no contato com a realidade externa, a partir de movimentos desejantes e impulsos dedestruição, inevitavelmente presentes nas relações.
A transparência é, geralmente, a explicação de muitos sentimentos desproporcionais, inadequados e descabidos que surgem nos relacionamentos organizacionais.
A eficácia simbólica é o que acontece, por exemplo, quando alguém chora porque ouve algo que lhe magoa; ou se alguém tem uma crise de angústia porque foi ameaçado de morte, independentemente seisso venha acontecer. A palavra uma vez dita pode assumir a conotação de um fato e ser investida de um valor de realidade.
Pode-se dizer que a abordagem psicanalítica ajuda não só a compreender o funcionamento psíquico individual, mas os processos vividos equipes.

A psicossociologia

Somando-se às contribuições inovadoras da psicanálise, a contribuição da psicossociologia foi decisiva...
tracking img