Resenha critica do filme o clube do imperador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
PROGRAMA DARCY RIBEIRO
POLO: ICATU
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
DISPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: MARLETE

JOSÉ RIBAMAR SOUSA LIMA JÚNIOR

RESENHA CRÍTICA DO FILME “O CLUBE DO IMPERADOR”

ICATU – MA
2011
O CLUBE DO IMPERADOR. CANIN, Ethan. TOLKIN, Neil (MichaelHoffman). Drama: EUA, 2002.
A EDUCAÇÃO QUE MOLDA O CARÁTER
JOSÉ RIBAMAR SOUSA LIMA JÚNIOR
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
juniorlimasousa@ig.com.br

O filme aborda assuntos muito importantes na relação professor-aluno, e nos coloca a refletir bastante e pensar melhor no processo ensino-aprendizagem que é adotado pelos professores e também por seus alunos.
No filme podemos ver claramentecomo o professor Hundert tenta passar a seus alunos grandes princípios éticos e morais dos grandes nomes da história Greco-romana, onde podemos perceber claramente como o professor através da educação tenta moldar o caráter de seus alunos para torná-los homens de princípios e de grande valor perante a sociedade. Podemos ver que em muitas cenas como o Senhor Hundert usa métodos inspirados nos grandesfilósofos e pensadores que influenciaram na educação de sua época e influenciam inclusive nos dias de hoje.
Observei ainda que, além de educar o professor Hundert observa seus alunos com olhos de Psicólogo e observa a necessidade de cada um deles, conhecendo seus medos, seus anseios, e, assim tenta da melhor forma possível desempenhar sua tarefa de educador, e transformar aqueles alunos emhomens de bem. Ao vermos essa forma de agir do professor, observa-se a íntima relação de algumas cenas do filme com a psicanálise de Freud, onde seus estudos contribuíram de forma significativa para a educação, no qual seus estudos afirmam que cada professor tem que saber analisar de forma coerente seu aluno, e procurar compreendê-lo da melhor forma possível, para que o processo de educação eensino-aprendizagem seja o mais eficaz possível. E partindo desses ensinamentos e princípios que pude observar que o professor Hundert tenta moldar o caráter de seus alunos, para assim transformá-los em grandes homens.
Também podemos fazer uma breve analogia de algumas cenas do filme com o Comportamentalismo de Skinner. Onde Skinner diz que a aprendizagem está acondicionada ao próprio comportamento, eisso fica muito claro no filme quando o professor tenta de forma bem positiva moldar o caráter de seus alunos, mas que, por mais que um aluno receba uma excelente educação, estude nas melhores escolas, e ainda sim se ele estiver cercado de más influências, este aluno com certeza será influenciado pela má companhia. E vemos isso claramente nas cenas em que o aluno Sedgwick Bell através de seucomportamento estúpido consegue influenciar muitos dos seus colegas.
O filme se passa na década de 70, e seu enredo nos traz assuntos bem interessantes. A história de passa numa escola, mais precisamente num internato para meninos da mais alta elite social, onde o enfoque principal é dado nas aulas de história grego-romana, onde o professor Hundert utiliza os grandes ensinamentos dos maiorespensadores, filósofos e grandes nomes da história, e através disso tenta passar para seus alunos grande princípios éticos e morais, numa tentativa de tentar moldar o caráter de seus alunos.
O professor se depara com um grande desafio, quando entra na escola um aluno chamado Sedgwick Bell filho de um Senador muito influente. O filho do senador é um garoto muito prepotente e dono de uma conduta tortuosa.Bell se mostra um aluno muito relapso e rebelde, mas seu professor tenta a todo custo transformá-lo em um bom aluno, tentando lhe ensinar alguns princípios e valores morais.
Mas, o Senhor Hundert ver-se frustrado ao ver que Bell não aprende nada, e numa tentativa desesperada o professor procura o pai de Bell, e tenta pedir ajuda para que seu filho mude de comportamento. A princípio a atentiva...
tracking img