Resenha critica do filme fábrica de loucuras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha critica do filme Fábrica de Loucuras (Gung Ho – 1986)

O filme se passa em uma pequena cidade americana onde está instalada uma fábrica de automóveis (da Hadleyville), que quando a fechamhá um pânico generalizado na cidade, pois esta é a maior fonte de renda e geradora de emprego do município. Já que a maioria dos habitantes da cidade são empregados nessa empresa, na perspectiva de setornarem desempregados, um dos funcionários (Hunt Stevenson - Michael Keaton) decide ir até Tóquio (na Assan Motors) na tentativa de convencer um grupo japonês a comprá-la. Eles concordam com aproposta, mas como os métodos de trabalho oriental e ocidental são bem distintos, um choque cultural se torna inevitável. Com isso Hunt se torna a ponte entre os japoneses recém-chegados e os americanosque lutam para manterem seus empregos, mas não querem ceder aos novos métodos de trabalho impostos pelos japoneses.
O nome original do filme (Gung Ho) vem de uma expressão chinesa que significatrabalhar juntos. O filme mostra exatamente o choque cultural entre dois povos totalmente diferentes, desde um simples jogo de beisebol até as relações entre trabalhadores e empresas, e que inicialmenteparecem não compreender e aceitar os aspectos culturais um do outro. Finalmente vence o bom senso e aí os conflitos acabam e a empresa pode crescer. O centro do filme é o modo de produção industrial deambos os países. Por se tratar de uma comédia, todos os estereótipos que garantam risos fáceis se sobrepõem, diluindo os contrastes em favor da cordialidade. Os japoneses tentam implementar a culturada qualidade e produtividade nos trabalhadores americanos e enfrentam uma série de restrições, conflitos e situações que ilustram mudança, comunicação e etc.
Fabrica de Loucuras deixa de formaexplícita princípios administrativos como: talento profissional, decisão e iniciativa, objetivos, liderança, equipe, cultura organizacional. Apesar da grande diferença cultural, os japoneses chegam a nova...
tracking img