Resenha critica do filme cidade de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IAMAMOTO, Marilda. M.V.O Serviço Social na contemporaneidade. Trabalho e formação profissional. 5ª edição, São Paulo: Cortez, 2000
A prática com trabalho e a inserção do Assistente Social em processo de trabalho
Ideia: Proposta curricular.
“... O primeiro é considerar a questão social como base de fundação sócio histórica do Serviço Social e o segundo é aprender a ‘prática profissional’ comotrabalho e o exercício profissional inscrito em um processo de trabalho.” (p.57)
Ideia: Questões do debate para formulação de um novo currículo.
“... Qual é a base que funda a constituição do Serviço Social na sociedade e que, por isso, deve dispor de uma centralidade na formação profissional?” (p.57)
Ideia: Significado avanço nos anos de 1980.
“... Os fundamentos históricos, teóricos emetodológicos do Serviço Social, campo temático essencial para profissão, alvo de um inconteste desenvolvimento para atender, inclusive, aos requisitos curriculares estabelecidos em 1982.” (p.57)
Ideia: A compreensão dos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos.
“... Analisar como Serviço Social se formou e desenvolveu no marco das forças societárias, como uma especialização do trabalho nasociedade. Mas pensar a profissão é também pensa-la como fruto dos sujeitos que constroem e a vivenciam...” (p.57e58)
Ideia: Realidade social e cultural.
”... Provoca e questiona os assistentes sociais na formulação de resposta, seja no âmbito do exercício profissional, seja das elaborações intelectuais acumuladas ao longo da história do Serviço Social...” (p.58)
“... É decifrar, em primeiro lugar,a gênese das desigualdades sociais, em um contexto em que acumulação de capital não rima com equidade. Desigualdades da concentração de renda, de propriedade e do poder, que são o verso da violência, da pauperização e das formas de discriminação ou exclusão sociais...” (p.59)
Ideia: O Assistente Social.
“... É o profissional que trabalha com politicas sociais, de cortepúblico ou privado e não resta duvida ser essa uma determinação fundamental na constituição da profissão, impensável mais além da interferência do Estado nesse campo. Entretanto as politicas sociais públicas são uma das respostas privilegiadas à questão social...” (pag.58)
Ideia: Categoria de trabalho.
“... Ela não surge por acaso... Pelo trabalho o homem se afirma como um ser social e, portanto,distinto da natureza. O trabalho é atividade própria do ser humano, seja ela material intelectual ou artística... Primeiro porque o homem é o único ser, ao realizar o trabalho, é capaz de projetar, antecipadamente, na sua mente o resultado a ser obtido... É pelo trabalho que as necessidades humanas são satisfeitas, ao mesmo tempo em que o trabalho cria outras necessidades...” (p.60)
“... O ServiçoSocial como trabalho, sendo esta uma porta de entrada muito provocativa para analise da ‘prática profissional’. Nos anos de 1980, os assistentes sociais descobriram a importância da consideração da dinâmica das instituições e das relações de poder institucional para se pensar o Serviço Social...” (p.61)
Ideia: O objeto de trabalho, questão social.
“... É ela em suas múltiplas expressões, queprovoca a necessidade da ação profissional junto à criança e ao adolescente, ao idoso a situações de violência contra a mulher a luta pela terra etc... Essas expressões da questão social são a matéria prima ou o objeto profissional...”(p. 62)
Ideia: Instrumentos de trabalho do Assistente Social.
“... Arsenal de técnicas: entrevistas, reuniões, plantão, encaminhamento etc... A noção estrita deinstrumento como mero conjunto de técnicas se amplia para abranger o conhecimento como um meio de trabalho, sem o que esse trabalhador especializado não consegue efetuar sua atividade ou trabalho... As bases teórico-metodológicas são recursos essenciais que o Assistente Social aciona para exercer o seu trabalho...” (p.62-63)
Ideia: Efetivação.
“... Uma profissão liberal na sociedade, o...
tracking img