Resenha critica do documentário "pro dia nascer feliz" de joão jardim

Páginas: 6 (1490 palavras) Publicado: 8 de junho de 2012
Ana Carolina Haipek Mosolino


















Resenha do documentário “Pro dia nascer feliz”




















Universidade de São Paulo
São Paulo
2012


“Pro dia nascer Feliz”
FICHA TÉCNICA:
Gênero: Documentário
Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 2006, Brasil
Direção: João Jardim
Roteiro: João Jardim
Edição: João Jardim
Produção:Flávio R. Tambellini e João Jardim
Música: Dado Villa-Lobos
Fotografia: Gustavo Hadba


O documentário pro dia nascer feliz retrata de perspectiva humana a grande desigualdade nos modos de se fazer e receber educação no Brasil. Através do dia a dia das escolas de três diferentes estados: Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, expõem a fragilidade do sistema educacional e de seus principaispersonagens: alunos e professores; e a divisão do sistema brasileiro de ensino em público e privado.
Para o diretor João Jardim, também diretor do célebre documentário “Janela da Alma”; “Pro dia nascer feliz é muito mais uma discussão sobre desperdício, falta de oportunidades que tem o jovem brasileiro”[1]. Esse desperdício que se refere o diretor, é expresso logo na primeira cena do filme por uma vozadolescente: “As vezes as pessoas realmente tem que deixar de lado aquilo que elas acreditam pra se conservar a vida.” Deixar de lado aquilo que se acredita é deixar de lado a motivação para ser alguém, para estudar, para se tornar um cidadão capaz de perceber e alterar a realidade. Essa fala é o retrato mais fiel que tudo vai mal e que é necessário a construção de uma nova cultura escolar quehumanize um pouco o mundo desumanizado no qual nos encontramos e que nos arrasta imperdoavelmente a pensar que “as coisas são como são e nada se pode fazer diante disso”. Esse é de fato o desperdício, que se dá pela desigualdade ao acesso de uma educação de qualidade e mínimas condições de se estudar, como o transporte.
Durante as duas semanas de filmagens do documentário em Manari, Pernambuco ascrianças só conseguiram ter três dias de aula, porque o ônibus estava quebrado. Embora “o devido transporte deve ser objeto de esmero e atenção da parte dos gestores escolares no que se refere à sua relação com as autoridades incumbidas desses rendimentos.”[2], o que fazer quando as autoridades incumbidas desses rendimentos tão pouco tem condições? No caso de Manari, por exemplo, se trata domunicípio mais pobre do Brasil, “cidade onde se tem o menor Desenvolvimento Humano do país com renda per capita de R$ 30, taxa de analfabetismo de 57% e taxa de analfabetismo funcional de 86%”[3].
É certo que inevitavelmente “Hoje, todo o gestor educacional acaba de uma forma ou de outra lidando com recursos financeiros.”[4] e nesse caso são mínimos, como relata um senhor da Escola Estadual Cel,Souza Neto em Manari, Pernambuco: “Veja só, vocês sabem que o dinheiro que vem pra escola já é muito, aí vem mil e duzentos reais; Eita, se fosse por mês era bom demais (risos). Duzentos reais já é separado, esse aqui é do INSS, já diz logo aqui, olha...agora apareceu mais outro INSS não sei do que, é mais onze por cento, aí já vai mais cento e dez reais. Cinquenta reais é da prefeitura e aprefeitura nem pode perdoar. Nós temos que pagar o contador. Aí veja só, quanto agente vai ficar no final? Vai ficar com seiscentos e poucos reais.” , ou como expressa a prof. da escola paulistana “Escola Estadual Parque Piratininga II”: “Piratininga é a periferia da periferia. É difícil você propor uma coisa; vamos em um cinema, vamos em um teatro...porque? Porque não tem dinheiro.”
E mesmo quando osalunos tem acesso ao transporte e a frequentar a escola, lidam com outro problema como fala a aluna Carol de São Pulo: “Mais uma vez, o professor não veio, minha sala de novo vai ser dispensada. Nenhuma aula hoje.”
Como assegurar nessas condições o artigo 4º, VIII da LDB que garante “atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA CRITICA DO DOCUMENTARIO PRO DIA NASCER FELIZ
  • Resenha critica do documentário pro dia nascer feliz
  • Resenha crítica do documentário "Pro dia nascer feliz"
  • ANÁLISE CRÍTICA – DOCUMENTÁRIO: “PRO DIA NASCER FELIZ”
  • Documentário Pro Dia Nascer Feliz, Resenha
  • Resenha do Documentário Pro dia Nascer Feliz
  • Resenha do documentario pro dia nascer feliz
  • Resenha do documentário "Pro dia nascer feliz"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!