Ana Carolina Haipek Mosolino


















Resenha do documentário “Pro dia nascer feliz”




















Universidade de São Paulo
São Paulo
2012


“Pro dia nascer Feliz”
FICHA TÉCNICA:
Gênero: Documentário
Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 2006, Brasil
Direção: JoãoJardim
Roteiro: João Jardim
Edição: João Jardim
Produção: Flávio R. Tambellini e João Jardim
Música: Dado Villa-Lobos
Fotografia: Gustavo Hadba


O documentário pro dia nascer feliz retrata de perspectiva humana a grande desigualdade nos modos de se fazer e receber educação no Brasil. Através do dia a dia das escolas detrês diferentes estados: Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, expõem a fragilidade do sistema educacional e de seus principais personagens: alunos e professores; e a divisão do sistema brasileiro de ensino em público e privado.
Para o diretor João Jardim, também diretor do célebre documentário “Janela da Alma”; “Pro dia nascerfeliz é muito mais uma discussão sobre desperdício, falta de oportunidades que tem o jovem brasileiro”[1]. Esse desperdício que se refere o diretor, é expresso logo na primeira cena do filme por uma voz adolescente: “As vezes as pessoas realmente tem que deixar de lado aquilo que elas acreditam pra se conservar a vida.” Deixar de ladoaquilo que se acredita é deixar de lado a motivação para ser alguém, para estudar, para se tornar um cidadão capaz de perceber e alterar a realidade. Essa fala é o retrato mais fiel que tudo vai mal e que é necessário a construção de uma nova cultura escolar que humanize um pouco o mundo desumanizado no qual nos encontramos e quenos arrasta imperdoavelmente a pensar que “as coisas são como são e nada se pode fazer diante disso”. Esse é de fato o desperdício, que se dá pela desigualdade ao acesso de uma educação de qualidade e mínimas condições de se estudar, como o transporte.
Durante as duas semanas de filmagens do documentário em Manari, Pernambuco [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Resenha critica do documentário "pro dia nascer feliz" de joão jardim. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Critica-Do-Document%C3%A1rio-Pro-Dia/259316.html

MLA

"Resenha critica do documentário "pro dia nascer feliz" de joão jardim" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Critica-Do-Document%C3%A1rio-Pro-Dia/259316.html>.

MLA 7

"Resenha critica do documentário "pro dia nascer feliz" de joão jardim." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Critica-Do-Document%C3%A1rio-Pro-Dia/259316.html>.

CHICAGO

"Resenha critica do documentário "pro dia nascer feliz" de joão jardim." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Critica-Do-Document%C3%A1rio-Pro-Dia/259316.html.