Resenha critica do diabo dos numeros

Páginas: 2 (301 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014
Resenha crítica



O livro”o diabo que calculava” foi escrito por Hans Magnus Enzensberger,um grande poeta,tradutor,ensaísta e editor alemão. A obra é infanto-juvenil, e foi lançada noano de 1997,com 272 páginas,traduzida pelo Sergio Tellaroli e publicada pela editora companhia das letras.

O livro conta a história de Robert, um menino que como tantos, tem problemas com adisciplina de Matemática na escola. Não gosta dos números, não gosta do seu professor de matemática, não acredita haver significado neste estudo. sua relação com tal disciplina é tãoconturbada, que o menino costuma ter pesadelos de vários tipos, onde é devorado por peixes gigantes, escorrega infinitamente entre outros.
Uma noite, durante um dos pesadelos ele passa a sonharseqüencialmente com um diabo, chamado Teplotaxl – O Diabo dos Números, que noite após noite vai conquistando o garoto com contas, cálculos, triângulos, expoentes e etc, ensinando Matemática ediscretamente, faz com que o mesmo passe a gostar desta disciplina, resolvendo seus problemas com a mesma. 
O livro apresenta uma linguagem não formal utilizada pelo diabo dos números,  embora nãocorreta pela norma, como é citado no aviso final do livro, é justamente o diferencial desta obra. Isto demonstra que a aprendizagem não é única, é multilateral, ocorrendo de formas diferentes epor vezes imprevistas. A história trabalha com o sentimento de medo, que em geral as pessoas costumam desenvolver pela disciplina de matemática.Para tal,o autor utiliza personagens querepresentam estereótipos significativos.
É importante destacar o aspecto humano desta obra, e a forma delicada com que aborda uma questão tão comum entre nossos alunos e que por ser tão trivialacaba por passar despercebido. O medo, o pavor, a baixa auto-estima, a desistência, são temas que estão nas entrelinhas da história, no comportamento do assustado garoto Robert.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critíca o diabo veste prada
  • Resenha critica O diabo veste prada
  • RESENHA CRÍTICA: O DIABO VESTE PRADA
  • Resenha Crítica
  • Resenha crítica do Conto Igreja do Diabo
  • O diabo dos numeros
  • O DIABO DOS NÚMEROS
  • Resenha critica do filme o diabo veste prada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!