Resenha critica das teorias da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência de caráter essencialmente prático. Por muito tempo, requisitos, foram sendo desenvolvidos, proporcionando variadas opções a serem selecionadas, procurando formalizar a melhor forma de se controlar o patrimônio de uma entidade.
Vemos historicamente que foram sendo reunidos metodicamente as praticas contábeis, que foramsendo organizadas e estruturadas de tal forma que incontestavelmente aponta princípios claros. Essas regras fundamenta e sustenta a Contabilidade até os dias de hoje.
Os princípios contábeis é uma oxioma, ou seja, ele não é provado através de demonstrações, por se tratar de ser obvio, como um consenso inicial para a construção ou aceitação de uma teoria.
Os Estados Unidos foi o primeiro país quereuniu metodicamente os princípios contábeis em pratica, que ficou conhecido pela sigla US-GAAP's. Ficando por algum tempo sendo o que havia de mais correto como corpo de regras de se dar por certo e de valor em si mesmo ( Sistema de Certificação e Avaliação). Mas tarde esses fatores dividem a contabilidade americana em duas vertentes;
• Contabilidade financeira: Onde se tem que observar osprincípios contábeis.
• Contabilidade Gerencial: Ramo onde não observa os princípios contábeis, no qual é melhor traduzido como Administração Contábil.
Já no Brasil, desde que os princípios foram inclusos na lei 6.404/76 como conteúdo legislativo a ser cumprido fielmente pelas pessoas que movimente o mercado de capitais, os princípios são objeto de regulamentação dos órgãos reguladores oficiais.O Conselho Federal de Contabilidade definiu uma primeira versão em 1981, seguida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que emitiu uma deliberação em 1986 (Deliberação 029/86), classificando-os empostulados, princípios propriamente ditos e convenções. Em 1993, (Resolução CFC 750[1]), ambas as entidades acordaram em declarar "Os princípios da Contabilidade", o que não significa que são maisimportantes do que os outros ou que existam somente os 7 (sete) definidos pela norma profissional citada. Em 2008, a Deliberação 029/86 da CVM foi revogada pela Deliberação 539/08, que não mais os classifica em postulados, princípios e convenções, passando a separá-los em Pressupostos Básicos e Características Qualitativas.
Os Princípios da Contabilidade devem ser obrigatoriamente observados noexercício da profissão contábil e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Além disso, na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade à situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
A Resolução do CFC nº 750-93, como já dito, define os Princípios, que estão revestidos de universalidade e generalidade,elementos que caracterizam o conhecimento científico, justamente com a certeza, o método e a busca das causas primeiras.
Considerando o patrimônio da entidade como objeto da contabilidade são identificados sete princípios da contabilidade que são:
1 - Principio da Entidade
2 - Principio da Continuidade
3 - Principio da Oportunidade
4 - Principio do Registro pelo valor original
5 - Principioda Atualização Monetária
6 - Principio da Competência
7 - Principio da Prudência
















1) ENTIDADE
Este princípio mostra de forma clara que existe uma distinção e separação da pessoa física em relação a pessoa jurídica. O Patrimônio da pessoa Física, não se confundi com o Patrimônio da pessoa Jurídica. A contabilidade da empresa simplesmente registra os fatosocorridos no Patrimônio da Empresa e não os relaciona com o Patrimônio Pessoal dos Sócios.
Por esse motivo a receita federal pede aos contribuintes as declarações dos impostos de renda da pessoa Jurídica separados do a pessoa Física.


2) CONTINUIDADE
Aqui observamos que a escrituração da empresa é feita sempre de forma a pensar que a empresa nunca será extinta, registrando assim sempre os fatos...
tracking img