Resenha critica : cronicas de narnia - a viagem do peregrino da alvorada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada é baseado no terceiro livro publicado por C.S. Lewis, mas que dentro da cronologia da saga seria o quinto capítulo. A decisão dos roteiristasde manter a ordem de publicação ao invés da ordem narrativa tem seus motivos: é a última trama em que os irmãos Pevensie são os protagonitas de fato, e ainda assim com mudanças. Desta vez, apenasLúcia (Georgie Henley) e Edmundo (Skandar Keynes) voltam ao mundo fantasioso de Nárnia (os mais velhos Suzana e Pedro aparecem em sonhos ou ilusões), levando sem querer seu irritante primo EustáquioMísero (Will Poulter). Ao chegarem, encontram o Príncipe Caspian numa aventura a bordo da embarcação Peregrino da Alvorada. Logo, eles descobrem que a aparente calma que existe em Nárnia está ameaçada poruma força maligna vivendo além de águas conhecidas.


Desta forma, A Viagem do Peregrino da Alvorada é uma fita de aventura propriamente dita, sem as preocupações épicas dos primeiros filmes emencenar grandes batalhas campais. Na melhor tradição da Odisseia de Homero, os heróis vão de uma ilha a outra, sempre encontrando diferentes perigos e personagens, procurando reunir sete espadas feitaspor Aslam: apenas com as armas reunidas que poderia se derrotar o tal mal desconhecido. Os roteiristas não perdem tempo em colocar a história em seu rumo e o ritmo é mais ágil; os personagens também sãomais envolventes, já que Lúcia e Edmundo sempre foram mais interessantes que seus irmãos mais velhos sem sal. E Eustáquio com sua rabugice proporciona um alívio cômico que os outros filmes nãoconseguem ter.


O problema mesmo deste filme (que é, na verdade, um problema da série) é o roteiro: por que os personagens se expõe ao perigo de maneira quase estúpida o tempo todo? Apesar de ancorar emterras desconhecidas e provavelmente hostis, eles insistem em desembarcar ao anoitecer ou em pernoitar em terra mesmo sem conhecer potenciais riscos do lugar. Lá pelas tantas, eles resolvem...
tracking img