Resenha critica " carlota joaquina" de um aluno do 8° ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme fala do período em que a coroa portuguesa esteve no Brasil.
A história começa sendo narrada estranhamente por um escocês parauma menina de dez anos, ao encontrar uma garrafa na praia contendo um papel com um trecho do livro de Salvador Dali, contando histórias de comoseria o Brasil e as terras tropicais. Apresenta então a astuciosa infanta filha do rei Carlos I da Espanha que, com dez anos já fora arranjadapara um casamento com o príncipe infante D. João. É notado também que o filme procura mostrar a beleza, inteligência e educação da garota. Énotado então um costume da época, em que as crianças eram vistas apenas como miniaturas dos adultos.

Ao conhecer o príncipe, Carlota sedecepciona, pois ele não era nada daquilo que ela esperava, e pede, inutilmente, para ir pra casa. Isso é justamente a causa de uma das cenas maisengraçadas do filme, onde ela, na sua personalidade infantil, morde a orelha do esposo na noite de núpcias e ameaça matá-lo. Passa-se o tempo. D.José, irmão de D. João, herdeiro do trono morre e, com a loucura de sua mãe, o príncipe assume a regência do trono de Portugal.
Carlota tendovários filhos, alguns com o príncipe regente, outros com outros homens. O enredo também mostra, embora que de maneira exagerada, os maioresdefeitos do regente e mostra também que ele aceita as traições da esposa – isso explicita que naquela época a família era uma instituição simbólica
tracking img