Resenha Critica 3r's Construção Civil

259 palavras 2 páginas
3 R’s

Redução de resíduos consiste em consumir somente o necessário, planejando e fazendo cronogramas para não haver grandes depósitos de materiais, reutilizarem o Maximo tais matérias, após o uso, o descarte deve ser separado corretamente, favorecendo assim a coleta e reciclagem dos mesmos.
Reutilização de resíduos consiste em retardar a geração de lixo para a reciclagem, em algumas vezes ate de forma definitiva, usar ao Maximo o material e depois separar adequadamente.
A reciclagem de resíduos é fundamental para diminuir o impacto ambiental, principalmente na área de engenharia civil, aonde são geradas toneladas por dia na construção de prédios, alem do impacto ambiental ao reciclar, economizamos recursos naturais não renováveis e energia, geramos empregos evitamos o depósito de materiais de difícil decomposição no ambiente. Para que isso ocorra o sistema de separação deve ser efetiva e eficiente, o que depende do gestor da obra aonde deve designar o destino certo a cada material/lixo, compreendendo tal ciclo podemos colaborar com a melhoria do trabalho e do ambiente.
Hoje a cidade de Lages conta com um aterro no bairro Morro Grande, o qual todo material proveniente da construção civil deve ser destinado a ele, aonde é separado e dado o destino final, seja ele para reciclagem ou descarte, caso o produto ou material ainda não tenha técnicas desenvolvidas ou aplicações viáveis. Tal aterro conta ainda com a venda de material para aterro, são eles, sobras de material oriundo da construção civil, como tijolo cerâmico, concreto, cerâmica etc., assim diminuindo o impacto ambiental, reutilizando e mantendo o ciclo dos 3R’s.

Relacionados