Resenha Critica 12 anos de escravid o

1083 palavras 5 páginas
Violoncelista Solomon Northup que em 1841 tinha uma vida livre com sua esposa e filhos na cidade de Nova York; É convidado (por seus amigos de trabalho) a apresentar-se em Washington, assim sendo enganado e acaba por ser sequestrado e vendido como escravo para William Ford a fim de trabalhar em sua plantação de cana-de-açúcar;
(Ao ver essa cena me deparo como hoje em dia as coisas não são tão diferentes pois, pessoas deixam suas casas e famílias em busca de dinheiroe são enganadas com falsas promessas e falsas amizades, ele tinha certeza de que a dupal que o contratou eram amigos mas no desfecho vemos que eles o vendeu. Vejo também a diferença de classe, e os livres não podiam fazer nada pelos escravos.)

É vendido novamente, indo parar dessa vez na propriedade do temível Edwin Epps para trabalhar em suas plantações de algodão; Se chamará pois de Platt – precisara sobreviver àquela tão lastimável vida, tendo que disfarçar sua condição de homem culto a fim de que não sofra represálias maiores por parte de seu “mestre”. (Solomon teve que mudar de nome, mesmo não querendo mas sendo obrigado para que possa sobreviver. Ele, dpeois de ter apanhado, toma a identidade de Platt de corpo e alma, escondendo seus talentos para não mostrar que é um homem culto.
O foco da narrativa se aloca na vida pessoal de Northup; o roteirista John Ridley e o diretor Steve McQueen mostram de forma absolutamente eficiente o processo de escravidão americana, sobretudo no período em que passa o filme;
Porém, é bastante eficaz o fato do filme começar com Northup já escravo e daí fazer uma retrospectiva da vida do protagonista até ali. Desde o primeiro contato com os raptores passando pela “venda” de Northup (que será rebatizado de Platt por “parecer mais adequado” a um escravo), McQueen mostra, como os escravos eram “preparados” para serem apresentados aos seus potenciais “compradores”.
As diferentes personalidades dos senhores escravistas, como, por exemplo, William Ford, que mesmo

Relacionados

  • Psicologia Infantil
    675 palavras | 3 páginas
  • A Missão Cristã no Mundo - John Stott
    49815 palavras | 200 páginas