Resenha crime e castigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOSTOIÉVSKI, Fiódor Mikhailovich. Crime e Castigo. Tradução de Ivan Petrovitch e Irina Winsik Ribeira. 4. Ed. São Paulo: Martin Claret, 2011. 556 p.

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski nasceu em11 de Novembro de 1821, em Moscou. Foi um escritor russo, e é tido como fundador do Realismo. Sua primeira produção literária, aos 23 anos, foi uma tradução de Balzac ("Eugénie Grandet"). No anoseguinte, escreveu seu primeiro romance, "Pobre Gente", que foi bem recebido pelo público e pela crítica. Entre suas obras destacam-se: "Crime e Castigo", "O Idiota", "O Jogador", "Os Demônios", "O EternoMarido" e "Os Irmãos Karamazov".
A obra Crime e Castigo é dividida em seis partes mais um epílogo, e estes são divididos em capítulos. É uma narrativa escrita em terceira pessoa. E possui 556páginas.
Crime e Castigo é uma das mais famosas obras de Dostoiévski. O enredo se dá por um jovem morador de São Petersburgo, na Rússia, que por não ter dinheiro, se envolve em um crime, recebendo,depois, um castigo.
Ródion Románovitch Raskólnikov era um estudante de Direito, que, por não ter condições financeiras de arcar com os custos do curso, teve que deixá-lo. Mora sozinha em um quarto deuma hospedaria, onde vive trancado. Por causa da sua precária situação, pensa que, se matasse uma velha senhora agiota, e se apoderasse do seu dinheiro, poderia continuar seus estudos e, assim,dispensar os auxílios de sua mãe e de sua irmã, que, mesmo não possuindo muitos recursos, enviavam-lhe dinheiro para suas despesas. Raskólnikov não mora com sua família, pois sua mãe e sua irmã moram emoutra cidade, mas se comunicam através de cartas.
Após refletir sobre a saída que encontrara para se libertar da miséria, decidiu realizá-la: assassinou a senhora agiota. Entretanto, não contavacom a falta de sorte que teve: a irmã da vítima presenciou a cena do rapaz cometendo o assassinato que planejara, e por isso, também foi morta.
Apesar de investigar o jovem, a polícia acaba...
tracking img