RESENHA CR TICA DO LIVRO BRUXARIA OR CULOS E MAGIA ENTRE OS AZANDE

823 palavras 4 páginas
RESENHA
EVANS-PRITCHARD, Edward Evans. BRUXARIA, ORÁCULOS E MAGIA ENTRE OS AZANDE. Tradução Eduardo Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2005.

Resenhado por: Bárbara Beatrisse R. M. e Silva1

1. CREDENCIAIS DO AUTOR

Nascido em 1902, em Crowborough, uma pequena cidade do distrito de Sussex, na Inglaterra, EVANS-PRITCHARD era filho de um pastor anglicano. Aos dezenove anos, começou seus estudos em história moderna no Exeter College, na Universidadede Oxford, onde foi especialmente influenciado Robert Marret2, sucessor de Edward Tylor3 na cadeira de antropologia em Oxford e um dos fundadores da Sociedade Antropológica de Oxford (Gaillard, 2003). O reconhecimento da influência de EDWARD EVANS-PRITCHARD na constituição da antropologia moderna fez dele um dos autores mais emblemáticos da prosa etnográfica. Em continuidade à sistematização do método do trabalho de campo, proposta por Bronislaw Malinowski4, EVANS-PRITCHARD acrescenta sua contribuição tanto em termos da sua aplicação empírica nos contextos africanos que pesquisou quanto da reflexão sobre a própria sociedade britânica. Em 1926, EVANS-PRITCHARD foi para a África, para fazer trabalho de campo no Sudão anglo-egípcio. Foi nesse período que teve o primeiro contato com os Azande, população sobre a qual escreveu sua tese, defendida em 1927, intitulada The social organization of the Azande of the Bahr-el-Ghazel province of the anglo-egyptian Sudan. Em 1937, seu interesse pela magia Azande resultou na publicação de uma de suas principais obras, Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande (2005). Nesta etnografia seminal e de consequências duradouras para o desenvolvimento da antropologia da religião, filosofia da ciência e psicologia da crença, EVANS-PRITCHARD, se debruça sobre a identificação do propósito epistemológico do recurso à bruxaria como explicação de infortúnios. Como comenta Viveiros de Castro, sua investigação sobre o sentido da bruxaria, dos oráculos e da magia na sociedade Azande.
A

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas