Resenha crítica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo e público alvo
Texto: Use mais o lado direito do cérebro e seja feliz!
O objetivo principal do texto é informar ao público através da experiência de uma neurocientista, as necessidades de se utilizar mais o lado direito do cérebro, em que ela diz morar a felicidade.
Este texto está destinado ao público jovem e adulto, já que foi publicado em uma revista de circulaçãonacional, (Revista QUEM), onde trata além de assuntos da vida dos famosos, mas visa também manter o leitor informado.
Texto: A nova ciência do sono
O texto visa informar ao leitor principalmente a necessidade de se ter uma boa noite de sono, para se obter uma boa saúde e, que a falta de sono está ligada ao aumento de peso.
Também publicada em uma revista de circulação nacional (Revista Veja), estádestinada ao público jovem e adulto de todas as classes sociais devido a seu preço de venda acessível.
Texto: As idades do cérebro
Trata-se de um texto que tem o objetivo de descrever as idades do cérebro, desde o nascimento até a fase adulta.
Publicada em uma revista de divulgação cientifica em massa, (Revista Galileu), está destinada a um público mais especifico, como estudantes e profissionaisda área de medicina.
Texto: A evolução do cérebro
Informa quais são e para que servem algumas habilidades do cérebro, os chamados superpoderes, além de mostrar os problemas e soluções que isso pode trazer.
Também publicada em uma revista de divulgação cientifica, (Revista Superinteressante), tem seu publico mais definido, destinados a estudantes e profissionais da área.
Texto: Ele, Ela
Tem oobjetivo de fazer uma abordagem nas diferenças entre o cérebro masculino e feminino.
Publicado em uma revista de divulgação cientifica, (Revista Scian, versão em português), tem como público alvo não só o meio acadêmico, mas também todos aqueles que se interessem por artigos escritos por cientistas.
Resenha crítica
Use mais o lado direito do cérebro e seja feliz! A nova ciência do sono. Asidades do cérebro. A evolução do cérebro. Ele, Ela.

Inicialmente o primeiro texto trata da história de uma neurocientista, que sofreu um derrame no lado esquerdo do cérebro, onde teve a oportunidade de conhecer e utilizar melhor o lado direito do cérebro, destacando assim que o lado direito seria onde morava a felicidade, pois em todo período em que precisou utilizá-lo, sentiu-se mais tranquila,era como se os problemas do dia-a-dia não a afetasse tanto como antes. Demonstrando que é possível viver exercitando mais um lado do que o outro e, principalmente que não somos obrigados a obedecer às ordens do lado esquerdo do cérebro.
Além da importância de sabermos utilizar bem os dois lados do cérebro, devemos saber que mesmo no descanso noturno (durante o sono), o nosso cérebro registraatividade elétrica, daí se tira uma das principais importâncias de se ter uma boa noite de sono. Pois o sono tem a função não só de descanso, mas no faz pensar melhor e até emagrece. É isso mesmo, emagrece, pois é durante o sono que produzimos leptina um hormônio responsável pela sensação de saciedade e ocorre também a diminuição do hormônio grelina responsável pelo apetite, sendo assim a falta desono provoca uma desorganização nesses hormônios , onde a queima calórica diminui e o acúmulo de gordura aumenta.
Durante anos ouviu se dizer que uma boa noite de sono deveria durar cerca de oito horas, porém pesquisas recentes mostram que não importa o tempo de duração do sono, o que influencia mesmo é a genética ,a idade e os hábitos de vida de cada individuo. A nova ciência do sono ensinaque é necessário aprender a dormir, que não é correto passar a semana toda dormindo mal e quando chega o fim de semana a nossa tendência é dormir até o ‘sono acabar’, pois a sensação de cansaço permanece, o ideal seria dormir apenas uma ou duas horas a mais que o normal, levantar praticar exercícios e depois de mais ou menos três horas voltar a dormir.
Mas enquanto muitos lutam para conseguir...
tracking img