Resenha crítica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

GHIRALDELLI Jr, Paulo. O que é Pedagogia, 4ª edição – São Paulo-SP/2007, Editora Brasiliense, 100p – (Coleção Primeiros Passos; 193).

Paulo Ghiraldelli Jr, éfilósofo e editor da revista Contemporany Progmatism, de Nova York. Tem mestrado e doutorado em filosofia pela USP, mestrado e doutorado em filosofia da educação pela PUC de São Paulo. Atualmente trabalhacomo filósofo e escritor e dirige o Centro de Estudos em Filosofia Americana (Cefa). É coordenador do GT Pragmatismo e Filosofia Americana da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). Éeditor do site do Cefa, Portal Brasileiro da Filosofia.
O livro é dividido em oito partes. O autor aborda a pedagogia desde os tempos da Grécia antiga até os dias atuais, detalhando a sua importânciaem cada época e fase do desenvolvimento, além da abrangência em diversas áreas. Segundo Ghiraldelli desde os tempos antigos, a pedagogia vem sofrendo processos distintos que buscam uma definiçãointrínseca da sua compreensão, o qual aponta o papel fundamental da pedagogia, da sua função e contribuição para a educação. O autor segue a linha pedagógica do movimento iluminista do Séc. XVIII, quefortalece a idéia de formação geral válida para todos os homens, como condição de emancipação e esclarecimento, onde pedagogos como Herbart, Froebel, Durkhein, Dewey, vão consolidando teorias sobre aprática educativa, na manutenção de uma ordem social mais estável.
Para o autor o conhecimento não pode ser passado como uma valise ou um prato de comida, porque isso pode ser tudo, menos um conteúdo deaprendizagem, um conteúdo educativo, quando permeado por uma pedagogia, visa a alteração do comportamento de quem esteve na relação ensino-aprendizagem. Comportamentos não podem ser dados. Eles sãoforjados. Comportamentos não podem ser passados, eles são desempenhados.

De um modo geral o autor apóia em diversos estudiosos para emitir suas conclusões. A obra tem por objetivo,...
tracking img